Maria de Nazaré tem um estilo “ativo e criativo”, diz a irmã Simona Brambilla

Simona Brambilla

“Maria é uma mulher em movimento. Quando parte de Nazaré para a casa de Isabel, levanta-se e vai depressa”, e essa pressa, “assim como a solicitude nas bodas de Caná, mostra o seu estilo ativo, empreendedor, criativo e resoluto”. A afirmação é de Simona Brambilla, Missionária da Consolata e prefeita do Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, na Santa Sé.

 

A “pressa de Maria”, acrescentou a primeira mulher prefeita do Vaticano durante a sessão de abertura do encontro “Mensagem e carisma”, “é imagem da Igreja missionária, que logo após o Pentecostes, investida pelo Espírito Santo, se põe a caminho para difundir a Boa Nova até aos confins da terra”. A irmã Brambilla referiu ainda: “Maria aventura-se por um caminho montanhoso, não fácil. Ela não olha para as distâncias, o cansaço, os riscos, o tempo. Ela é movida por aquele amor que habita nela. Ela é Deus connosco”, destacou a missionária, acrescentando que “Maria não tem medo das perguntas. É livre”.

 

O encontro “Mensagem e Carisma”, que decorreu em Fátima em outubro, contou com a participação de religiosos e religiosas de 12 países – Bélgica, Brasil, Coreia do Sul, Espanha, Estados Unidos da América, Itália, Madagáscar, México, Moçambique, Porto Rico, Portugal e Uganda – e destinava-se a institutos de vida consagrados fundados a partir de Fátima.

 

Segundo Marco Daniel Duarte, diretor do Departamento de Estudos do Santuário, “até à data, foi possível confirmar a influência de Fátima na fundação de 40 congregações”, pelo que a mensagem traduzida no Santuário se revela como um “lugar de criatividade eclesial”. Este responsável foi um dos intervenientes na sessão de abertura do referido encontro, no dia 13 de outubro, no Centro Pastoral Paulo VI. Na mesma ocasião, intervieram também o padre Carlos Cabecinhas, reitor do Santuário de Fátima, e José Ornelas, bispo da diocese de Leiria-Fátima

 

Na sua intervenção, a irmã Simona Brambilla, apresentou ainda um conjunto de características de Deus: “Ele propõe, espera, nunca força. Deus não obriga ninguém, nunca se impõe. Atenção a tudo aquilo ou aqueles que querem impor e falar como se fossem Deus, dizendo: ‘Eu sei o que é o bom para ti.’” E deixou um alerta: “Esta não é a atitude de Deus. É a atitude de alguém diferente. Deus ajoelha-se diante da sua criatura, pela qual nutre um respeito ilimitado e aproxima-se dela com a mais intensa reverente delicadeza, venerando a sua liberdade.”

 

Texto: Juliana Batista

Deixe a sua opinião

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.