Outubro, mês que nos recorda o compromisso missionário

(Last Updated On: )

O autor deste artigo apresenta-nos quatro pontos de reflexão que procuram ajudar os leitores a viver a tope, na igreja e na sociedade, o mês de outubro – mês missionário por excelência

 

 

Texto: Lawrence Ssimbwa imc

 

Todos os dias, meses e anos a Igreja realiza a sua tarefa evangelizadora, mas o mês de outubro tem um significado especial porque é o mês das missões. Este mês é, portanto, dedicado a promover o compromisso missionário que é a razão da existência da Igreja; todas as atividades da Igreja têm como objetivo anunciar Jesus Cristo, o único Salvador do mundo. A Igreja e a missão estão intimamente ligadas: não há Igreja sem missão, nem missão sem Igreja. A Igreja, sacramento universal de salvação, é sinal e instrumento da ação salvífica de Jesus Cristo no mundo, e por isso o outubro missionário é um tempo de:

 

AUTO-EVANGELIZAÇÃO

A auto-evangelização é um processo contínuo para todos os discípulos de Jesus Cristo, através do qual se deixam iluminar incessantemente pelo Evangelho. Este tempo dedicado à missão oferece, portanto, a cada discípulo de Jesus Cristo a oportunidade de discernir o seu caminho de fé, de crescer progressivamente no encontro com o Senhor, tanto a nível pessoal como familiar.
Sem a presença real de Jesus Cristo na nossa vida, é difícil ser um verdadeiro missionário, porque o missionário anuncia Jesus Cristo, fala em seu nome e é enviado em seu nome.

 

SAÍDA MISSIONÁRIA

A saída missionária é um dinamismo que caracteriza a Igreja e todos os evangelizadores que, especialmente durante este mês, são encorajados a sair, a ir ao encontro do outro para anunciar a Boa Nova de Jesus. É claro que não podemos esquecer que, para ir ao encontro dos outros e das periferias, temos de começar por nós próprios, temos de sair das nossas zonas de conforto, do nosso orgulho, das nossas mentalidades mesquinhas e dos nossos medos. Só saindo de nós próprios é que podemos ir para as periferias, para além das fronteiras, à procura dos últimos e dos mais necessitados.
A saída missionária é o convite do Papa Francisco aos fiéis: “todos somos convidados a aceitar esta chamada: sair da própria comodidade e ter a coragem de alcançar todas as periferias que precisam da luz do Evangelho” (Evangelii Gaudium 20).

 

CAMINHAR NA FÉ

O mês de outubro é um tempo para aprofundarmos a nossa fé, porque “a fé cresce dando-a” (Redemptoris Missio, 2). A razão deste caminho vem sempre do mandato missionário de Jesus Cristo: “Ide, pois, e fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo” (Mt 28,19).
Caminhar na fé não é um passeio que nos leva a passear pelos bairros ou a descobrir lugares desconhecidos, mas é sair em nome de Jesus para evangelizar, é difundir a fé de Jesus Cristo aos outros, é falar em nome do Senhor às pessoas que se afastaram dele. Caminhar na fé é anunciar que Jesus Cristo é a fonte de alegria e de vida nova para a humanidade de todos os tempos e de todas as gerações, é sustentado pelo empenho de cada batizado que, como Jesus, vai de cidade em cidade anunciar o Reino de Deus.

 

ANIMAÇÃO MISSIONÁRIA

O mês das missões é um tempo especial de animação missionária que tem como objetivo despertar o espírito missionário em todos os fiéis. Através da animação, os fiéis são informados sobre a situação das missões no mundo, as suas necessidades e a urgência de participar ativamente nelas. Estimula o fervor, promove as vocações missionárias e a cooperação para as necessidades materiais das missões nas várias partes do mundo. Muito importante na animação é também a oração e a oferta de sacrifícios pelas missões e pelos missionários em toda a Igreja.

 

Vale a pena promover a missão no mês de outubro porque é ela que renova a nossa identidade cristã, reaviva o nosso entusiasmo, ajuda-nos a ultrapassar as dificuldades da nossa comunidade e torna-nos participantes na salvação de Jesus Cristo.