Os Missionários da Consolata (IMC) a trabalhar na Europa, reunidos esta terça-feira, 24 de junho, em assembleia regional eletiva, acabam de eleger uma nova direção regional que irá conduzir os destinos do Instituto e da missão na Europa para o triénio 2025-2028. O padre George Kibeu, missionário da Consolata queniano, até agora vice-superior, foi eleito novo responsável pelos destinos do IMC no Continente Europeu.
George Kibeu – novo Superior Regional
O padre George Wakhungu Kibeu, de 46 anos, agora eleito Superior Regional dos Missionários da Consolata (IMC) na Europa, nasceu em Ndivisi, no Quénia, no dia 27 de abril de 1979. Fez a formação em filosofia no Quénia, o Noviciado em Moçambique e a Teologia em Roma, Itália. Foi ordenado sacerdote missionário da Consolata no dia 16 de dezembro de 2010. Destinado à Europa, já teve vários cargos na Espanha e na Itália. Até ao momento presente era vice-superior regional, sucedendo, após esta última eleição, ao padre Gianni Treglia, que cumpriu os dois mandatos como superior regional.
A nova Direção Regional
Partindo de uma lista de cerca de 200 membros IMC na Europa com direito de voto, a nova Direção Regional recém eleita, é composta pelo superior regional e quatro conselheiros.
Estes são os irmãos chamados a servir, a partir dos seus cargos e responsabilidades, a missão dos Missionários da Consolata na Região Europa:
Superior Regional: P. George Wakhungu Kibeu, queniano
1º Conselheiro e vice Superior Regional: P. Fabio Malesa, italiano
2º Conselheiro: P. Piero Demaria, italiano
3º Conselheiro: P. Agostinho Barbosa da Silva, português
4º Conselheiro: P. Eugenio Boatella Cumpián, espanhol
Os padres Kibeu (superior regional) e Piero Demaria (conselheiro), transitam da direção anterior. Kibeu era vice superior regional e Piero, era conselheiro. Os padres Fábio, Eugenio e Agostinho, são os novos eleitos para esta direção regional.
O primeiro conselheiro (padre Fabio Malesa) é também vice-superior regional, e está em articulação direta e continua com o superior regional; o segundo conselheiro (padre Piero Demaria) representa no Conselho Regional a Itália e a Polónia; o terceiro conselheiro (padre Agostinho) representa Portugal, e o quarto conselheiro (padre Eugenio Boatella) representa a Espanha e Marrocos.
A sede regional da Casa Regional está em Turim, na Casa Mãe, casa mandada construir pelo Fundador do IMC – São José Allamano, e que alberga também o santuário a ele dedicado.
Uma assembleia de ‘conectados’
Esta assembleia regional decorreu com cerca de 200 missionários em modo presencial nas sedes escolhidas por cada ‘Grupo-país IMC’ que integram esta Região, a saber: Portugal, Espanha/Marrocos, Itália e Polónia. Estiveram todos conectados via zoom entre esses vários Grupos IMC da Europa. Em Portugal todas as comunidades se reuniram presencialmente na instalações dos Missionários da Consolata, em Fátima. Os da Espanha e Marrocos estiveram reunidos em Madrid, e os da Itália e Polonia encontraram-se em Turim Casa Mãe, Alpignano Residencia Allamano, Bevera, Bedizzole, e Roma.
Esta assembleia estava previsto terminar esta quarta-feira, 25, mas como a nova Direção regional foi toda ela eleita este 24 de junho, a assembleia continental em conexão com toda a Europa já não é mais necessária. Assim, na manhã desta quarta-feira, 25 de junho, a reunião vai continuar apenas para assuntos internos de alguns dos Grupos-país IMC.
Juntos, em oração
Que o Espírito Santo ilumine a nova Direção Regional agora eleita, e São José Allamano e a Mãe Consolata os ajudem a discernir, orientar e conduzir os caminhos do Instituto e da Missão.
Albino Brás imc