Encontro acontece entre 22 de maio e 25 de junho com a participação da Direção Geral, Superiores e Delegados das treze circunscrições da África, Ásia, América e Europa
O Superior Geral, padre Stefano Camerlengo, abriu oficialmente neste 22 de maio os trabalhos do 14° Capítulo Geral dos Missionários da Consolata que se estenderá até 25 de junho. O tema central do encontro é: “Serão minhas testemunhas, até os confins da terra” (At 1,8), como consagrados para a missão ad gentes.
“O Capítulo é um momento profético e visionário para enfrentar os desafios do mundo de hoje, onde juntos podemos ser mais fiéis ao nosso carisma, marcando o nosso compromisso comum com a missão”, exortou o superior geral aos capitulares. Padre Stefano desafiou a todos para se deixarem “guiar pelo Espírito do Ressuscitado”, simbolizado no Círio Pascal, que “ilumina o caminho dos discípulos missionários” para que “sejamos uma Igreja em saída”.
Sinodalidade intercultural
Participam do XIV Capítulo Geral 41 missionários: 24 africanos, 9 europeus, 6 latino-americanos e 2 asiáticos, representantes de 13 circunscrições. A diversidade de nacionalidades neste Capítulo mostra o rosto multicultural do Instituto e a dinâmica da interculturalidade que se intensificou nos últimos anos. Temos um rosto diferente, mas sempre identificado com o objetivo traçado pelo Fundador “consagrados para a missão ad gentes por toda a vida”. Isso é um sinal de esperança.
O processo de preparação para o XIV Capítulo Geral, seguiu um caminho inspirado na prática da sinodalidade. Iniciou há mais de um ano com o documento preparatório enviado a todos os missionários e comunidades. A inspiração bíblica tirada do livro do Apocalipse nos convidava a escutar “o que diz o Espírito ao Instituto”. Com as respostas e contribuições, a Comissão Pré-capitular e a Direção Geral prepararam o documento Lineamenta que desenvolveu dois núcleos temáticos: a) Identidade e Carisma: beber da própria fonte; b) Missão: um Instituto em saída.
Finalmente, com as contribuições sobre o estudo dos Lineamenta elaborou-se o Instrumentum Laboris para XIV Capítulo Geral. Os principais temas são: o missionário na comunidade (identidade e carisma); um Instituto em saída (a nossa missão ad gentes); a organização e a economia para a missão.
Momento de graça e projeção
Realizado a cada seis anos, o Capítulo Geral é um momento de graça, uma oportunidade para a congregação fazer uma pausa para reflexão sobre a vida e a missão ad gentes. Além de eleger o Superior Geral e o seu Conselho, é também uma oportunidade para avaliar o caminho, tomar decisões sobre a organização e programar o futuro com criatividade renovando o entusiasmo missionário.
Nos seus 122 anos de história, o Instituto Missões Consolata é hoje uma Congregação pluricultural e internacional contando com 906 missionários originários de 30 países e vivendo em 231 comunidades presentes em 29 países na África, América, Ásia e Europa.