Superior Geral IMC: Mensagem de Páscoa 2023

(Last Updated On: )

padre Stefano Camerlengo, Superior Geral dos Missionários da Consolata

Disponibilizamos a Mensagem de Páscoa 2023 que o padre Stefano Camerlengo, Superior Geral dos Missionários da Consolata, endereça a todos os “Missionários, Missionárias, Leigos e Leigas Missionárias, Parentes, Amigos, Benfeitores, Irmãos e Irmãs, todos” 

 

Texto: Padre Stefano Camerlengo, IMC, Superior Geral

 

VIVER DA RESSURREIÇÃO

 

“Se Cristo não tivesse ressuscitado vã seria a nossa fé!” (1 Cor 15) 

 

“Aparecendo aos Apóstolos após a ressurreição, Jesus deu-lhes a saudação de paz. Grande coisa é a paz! Deve haver paz com Deus, fazendo a sua vontade; connosco próprios, evitando distrações, regulando as nossas paixões e libertando-nos de desejos inúteis; e com o nosso próximo, sobretudo aceitando os seus limites e tratando todos bem. A paz também pode existir no meio de sacrifícios e tribulações, mas não pode coexistir com o pecado. Pedi-a a nosso Senhor, que é o Príncipe da Paz” – Beato José Allamano 

 

“Portanto, a exclamação que caracteriza a Páscoa cristã, a proclamação “Cristo ressuscitou” (saudação que os nossos irmãos e irmãs ortodoxos oferecem no tempo pascal, e que tem como resposta “Cristo ressuscitou verdadeiramente”), é também a última palavra sobre a história impiedosa do cosmos e sobre todos os acontecimentos trágicos impostos pela crueldade humana. Até mesmo as catástrofes naturais nos incitam a trabalhar para que a violência que existe no coração humano seja superada por um sentido mais forte de compaixão e piedade” – Carlos Maria Martini 

 

Caros Missionários, Missionárias, Leigos e Leigas Missionárias, Parentes, Amigos, Benfeitores, Irmãos e Irmãs, todos, 

É com profunda emoção que vos escrevo para vos dizer que não há manhã mais doce do que a manhã da Páscoa, um amanhecer há muito esperado, uma corrida apressada, um túmulo vazio, um anúncio incrível que passa de boca em boca e, antes ainda, de coração em coração: Cristo ressuscitou; ressuscitou verdadeiramente! 

 

Aquele sonho que o homem sempre acarinhou e nunca pôde realizar tornou-se realidade: a morte foi derrotada graças ao sacrifício do Filho Unigénito de Deus, Jesus Cristo, em quem também nós, pela graça, nos tornámos filhos de Deus. A morte foi conquistada em Jesus e está à espera de ser conquistada em cada um dos seus irmãos e irmãs. 

 

Com um coração transbordante de alegria, gostaria de pedir ao Senhor para cada um de nós a graça de entrar neste mistério de luz, ou na luz deste mistério, acolhendo nas nossas vidas a proclamação da Páscoa e fazendo dela a pedra angular do nosso testemunho entre os homens, no meio dos trabalhos e dos dias do nosso povo, muitas vezes tão ocupado, mas continuando à procura da Luz na noite que perturba a existência. 

 

Estou a pensar em particular naqueles que sofrem no corpo e no espírito nas nossas missões, nos doentes em casa ou nos hospitais; nas muitas situações de dificuldade e sofrimento que muitos irmãos e irmãs têm de enfrentar neste momento devido à falta de trabalho ou de habitação; naqueles que estão envolvidos nos muitos fenómenos migratórios. 

 

Gostaria de manifestar nesta Páscoa um pensamento muito especial e paternal a respeito das muitas situações de violência, injustiça, ódio e morte que infelizmente habitam tantos dos países onde estamos presentes como missionários. Em particular, gostaria de trazer à vossa atenção, solidariedade e oração, os padecimentos do povo Yanomami, e a terrível situação que têm vindo a viver desde há anos o Congo e o Sudão do Sul, recentemente visitados pelo Papa Francisco. 

 

Segundo organizações indígenas, uma grande parte do povo Yanomami “está espiritualmente morta devido à destruição da floresta, aos assassinatos e ataques de todo o tipo que sofrem, às humilhações, violações, roubo de crianças, suicídios” e, tudo isto é o resultado da exploração mineira: “o garimpo é banhado em sangue”. Estamos a viver uma catástrofe humanitária já bem conhecida no Brasil, mesmo que os números exatos só agora estejam chegando. Nos últimos quatro anos, em cada sessenta horas, uma criança Yanomami com menos de cinco anos de idade morreu de fome, disenteria aguda ou malária. 

 

Como homens e como missionários, não podemos ficar parados perante estas injustiças, conscientes de que o destino da Amazónia deve dizer respeito a todos porque pertence a todos. 

 

O Papa Francisco, em visita recente à República Democrática do Congo e ao Sudão do Sul, despertou a atenção para a África em geral e, em particular, para estes dois países há muito sofredores: “Sinto a necessidade de sensibilizar a comunidade internacional para um drama silencioso, que necessita do empenho de todos para alcançar uma solução que ponha fim ao atual conflito. Desinteressar-se pelos problemas da humanidade, especialmente num contexto como o que aflige o Congo e o Sudão do Sul, significaria de facto esquecer a lição que vem do Evangelho sobre o amor ao próximo que sofre e está em necessidade”. Sem esquecer, evidentemente, tantas outras situações de sofrimento, injustiça e violência que vivemos e tocamos todos os dias na nossa missão. 

 

Que esta Páscoa nos ajude a ser testemunhas incansáveis da proximidade entre Deus Pai e os seus filhos mais pobres, e que as nossas comunidades e o nosso Instituto se tornem autênticos anfitriões onde, na normalidade de cada dia, experimentamos a esperança e a partilha, promovendo e animando sinais concretos de caridade evangélica. 

 

Acolher a proclamação da Páscoa significa ser testemunha dela, e é isso que desejo para cada um de vós. Que cada um seja uma testemunha ousada e credível do Crucificado Ressuscitado, do Glorioso Ressuscitado, e que o testemunho chegue àqueles que encontrardes na vossa caminhada, sabendo que a fé é transmitida por contágio e não é um tesouro a ser escondido, como o Papa Francisco muitas vezes nos lembra quando nos convida a ser a Igreja na saída. Gostaria que o nosso Instituto vivesse e agisse a partir da ressurreição de Cristo. A este respeito, gostaria de fazer minhas algumas expressões de um autor muito querido: “Partindo da ressurreição de Cristo, um vento novo e purificador pode soprar através do mundo de hoje. Se dois homens acreditassem realmente nisto e, nas suas ações na terra, fossem movidos por esta fé, muitas coisas mudariam. Viver da ressurreição: é isso que significa a Páscoa” (D. Bonhoeffer, A E. Bethge 27 de março de 1944). 

 

Com estes sentimentos de profundo afeto e amor por cada um de vós, desejo-vos a todos que experimenteis a alegria avassaladora da Páscoa. Que o Crucificado Ressuscitado continue a seduzir os nossos corações para que possamos continuar a empenhar as nossas vidas no mundo e na Igreja, através da doação total de nós mesmos. 

Feliz e Santa Páscoa a todos! 

Para todos e cada um: coragem e em frente in Domino!