Páscoa com os sem abrigo em Águas Santas

(Last Updated On: 18/05/2021)
DEUS PRECISA DE TI!

Este foi o mote da Páscoa com os Sem-Abrigo em Águas-Santas.

Os nossos amigos chegaram de autocarro às 9h30m da manhã. O encontro foi muito emocionante, foi hora de rever algumas pessoas que já não víamos há algum tempo.

Depois do pequeno almoço, foi altura de nos conhecermos melhor. Apresentámo-nos uns aos outros dizendo o nosso nome, local de nascimento e uma qualidade que mais apreciamos nas pessoas que nos rodeiam: humildade, sinceridade, lealdade, amizade e alegria, foram as características mais apreciadas pela maioria dos presentes. Ainda durante a manhã propusemos uma atividade bem acolhida por todos: pintámos umas pequenas pajelas alusivas à ressurreição e à Páscoa, com uma bonita mensagem do nosso querido Papa Francisco e, depois de prontas, plastificámo-las para as oferecer à assembleia eucarística da Vigília Pascal. Depois do almoço, foi contada e representada a passagem bíblica da mulher adúltera (Jo 8, 1-11) que todos acolheram e comentaram com admiração: Deus acolhe-nos sempre de braços abertos, convidando-nos a mudar de vida, “vai e não voltes a pecar”. E, tal como Jesus tocou na alma dos escribas e fariseus, convidámos todos a escrever ou desenhar numa pequena folha as coisas que nos incomodam e não nos deixam ter verdadeiramente o fogo de Deus no nosso coração. Neste sentido, fomos convidados a libertarmo-nos daquilo que não temos de tão bom.

Durante a tarde projetáamos ainda dois pequenos filmes alusivos à presença deste Deus ressuscitado nas nossas vidas do dia-a-dia, nos pequenos gestos de atenção e de ajuda aos que nos rodeiam. Todos compreenderam muito bem que também nos seus corações e nas suas vidas Deus está presente nessas atitudes de bondade de uns para com os outros.

Na Vigília, o Círio Pascal foi acesso e consumiu os pedaços de papel com as nossas coisas menos boas. Foi uma cerimónia muito vivida e animada pelos nossos amigos sem-abrigo com representações, projeção dos desenhos realizados durante a tarde, leituras, homilia, ofertório, oração do Pai Nosso e ação de graças: Jesus Ressuscitou e todos percebemos muito bem esta verdade, e ficámos de coração cheio do fogo do Seu Espírito e renovados para mais uma caminhada nas ruas desta vida terrena.

Quando chegou a hora de nos despedirmos, a tristeza invadiu os corações de todos. “Vamos-nos vendo nas carrinhas… Até para o ano… Quando é que nós voltamos a ver?”

Como nos disse a Irmã Lúcia Tibola: “Jesus Ressuscitou e caminha connosco” e isso mesmo foi sentido e vivenciado por todos os presentes.

Com os olhos mais atentos aos que nas ruas das cidades permanecem Sem-Abrigo, deixemos Jesus caminhar sempre connosco nesta Páscoa.