Eugénio Butti novo Superior Provincial

(Last Updated On: 12/05/2021)

Padre Eugénio Butti foi eleito Superior dos Missionários da Consolata em Portugal

Os missionários da Consolata que trabalham em Portugal elegeram o padre Eugénio Butti, de 64 anos, para Superior Provincial, esta quinta-feira, 9 de junho. Depois desta eleição, a assembleia regional, que decorre em Fátima, irá ainda hoje escolher os quatro conselheiros que irão coadjuvar o novo responsável, durante os próximos três anos.

«Acredito numa missão em profunda comunhão com Jesus Cristo e, com a ajuda de todos, espero contribuir para manter vivo o espírito missionário e a força da consagração pessoal. Como diz o Papa Francisco, a Igreja não é uma ONG, é um mistério da fé e tudo o que fazemos deve estar sempre fundamentado na fé em Deus e em Jesus Cristo», disse o sacerdote a FÁTIMA MISSIONÁRIA, sem esconder alguma surpresa por ter sido o escolhido para o cargo.

Eugénio Butti nasceu a 27 de agosto de 1951, em Valmadrera, na província de Lecco, Itália, e foi ordenado sacerdote a 19 de junho de 1977. Depois de uma experiência missionário de 30 anos no Brasil, onde exerceu os cargos de ecónomo, formador e responsável pela pastoral, foi destinado a Portugal.

Em território nacional, foi Superior da Casa dos Missionários da Consolata em Fátima e estava atualmente a exercer o seu ministério em Braga. Foi também conselheiro regional nos dois mandatos do anterior Superior Provincial, padre António Fernandes. Para os desafios que se avizinham, o missionário conta «com a ajuda de Deus, da Nossa Senhora da Consolata e do fundador do Instituto Missionário da Consolata», o beato José Allamano.

Texto: F.P.

Foto: Ana Paula Ribeiro