Morada
Rua da Marginal, 138 4700-713 Palmeira - Braga, Portugal
Contatos
253 691 307

A Casa dos Missionários da Consolata de Palmeira, em Braga, iniciou a sua atividade em setembro de 2008

A Casa de Palmeira está situada nas margens do rio Cávado, a 5 quilómetros do centro de Braga, a 5 km de Vila Verde e a 7 km de Amares.

A comunidade era inicialmente uma extensão da comunidade missionária de Águas Santas (Maia) e nasceu de uma decisão da Direção Regional de abrir uma pequena casa para dar uma resposta concreta aos jovens que andam à procura de um caminho de consagração na vida Religiosa e Missionária no nosso Instituto, como opção de vida. Nasceu, portanto, fundamentalmente, como uma comunidade de discernimento vocacional e formação, seminário propedêutico e curso filosófico em ligação direta com a Faculdade de Filosofia da UCP de Braga, orientada pelos Jesuítas.

 

No ano pastoral e formativo 2010/2011, sendo a comunidade constituída por três sacerdotes e um aluno de filosofia, a pedido insistente do Arcebispo de Braga, a Região assumiu a responsabilidade pastoral da paróquia de Palmeira. Dois membros da comunidade foram nomeados párocos in solidum, mas toda a comunidade foi chamada a colaborar na catequese, na animação litúrgica, no grupo de jovens, no apoio aos escuteiros, na redação do jornal mensal “Notícias de Palmeira” e em tudo aquilo que a paróquia precisasse para crescer numa linha mais missionária.

 

Sem deixar o apoio à paróquia e às comunidades paroquiais vizinhas que sempre pediram ajuda, a comunidade procurou a partir de 2011 reforçar o sector da animação missionária e vocacional: basicamente no Animag, na inserção nos vários sectores da zona pastoral e arciprestado, sobretudo no sector da animação missionária, no centro missionário diocesano, na orientação de retiros e trabalho com grupos juvenis paroquiais, e ultimamente com a marca da pastoral missionária itinerante, para a qual foi designado um missionário a tempo inteiro.

 

A paróquia de Palmeira possui uma área de 8, 72 Km2 e uma população de cerca 6.000 habitantes. Os principais sectores da pastoral paroquial estão organizados, mas é sobretudo o sector da catequese, o sector juvenil, o sector familiar e a pastoral caritativa que precisam de maior apoio. Com a ajuda do conselho paroquial e do conselho económico, os responsáveis pela paróquia têm-se dedicado nestes últimos anos à renovação das estruturas físicas, à remodelação dos ambientes e abertura do salão paroquial. A missão inter gentes tem em Palmeira um longo caminho a percorrer para uma verdadeira renovação paroquial.