EnglishFrenchGermanItalianPortugueseSpanish

Sucesso do Consolata Meeting assegura novas edições

O Consolata Meeting reuniu mais de 70 jovens que, com os animadores missionários e de pastoral juvenil da Consolata, debateram temas diversos que interessam aos jovens

Os jovens da Consolata a nível da Europa quiserem encontrar-se por ocasião da Festa da Nossa Senhora da Consolata. Este encontro digital conseguiu reunir mais de 70 jovens dos países onde os Missionários da Consolata trabalham na pastoral juvenil na Europa: Polónia, Itália, Espanha e Portugal. “A Missão é Consolação” foi o tema do primeiro “Consolata European Youth Meeting”. Um encontro cheio de alegria e entusiasmo e de partilha.

O encontro iniciou com a apresentação dos jovens, e para além dos dados pessoais, cada um se exprimiu sobre o sentimento que melhor o define, na vivência da pandemia que estamos a atravessar. Esta partilha deu a cada participante a oportunidade de falar um pouco de si, dos seus medos e das suas esperanças.

Tendo dividido o grupo em quatro salas, com quatro línguas diferentes, refletiu-se sobre a Nossa Senhora da Consolata: “A Missão é Consolação”. Os oradores convidados fizeram uma breve apresentação da história do quadro em Turim, da grande devoção dos Turineses à Nossa Senhora da Consolata e à obra de divulgação desta devoção pelo mundo, feita principalmente pelos Missionários e Missionárias da Consolata, que percorrem o globo terrestre. Esta provocação levou os jovens a partilhar o que é para eles a Consolação, partilhando momentos da sua vida onde se sentiram consolados, e momentos em que foram consolação para alguém. Os testemunhos partilhados foram tanto ricos como surpreendentes.

As avaliações dos participantes têm sido muito positivas o que nos impele a organizar uma nova edição. Nas palavras da Cíntia Veiga (20 anos): «Gostei imenso de conhecer um bocadinho mais da Consolata pelas experiências e palavras de outros.  O facto de termos feito a partilha em salas simultâneas foi muito interessante, e o facto de ter sido noutra língua diferente da nossa língua materna permitiu-me sair da minha zona de conforto. E gostei imenso da oração final nas diferentes línguas!»

Os coordenadores nacionais de Pastoral Juvenil IMC na Europa, já têm um encontro marcado para o dia 29 deste mês, para reunir as avaliações do primeiro Consolata Meeting e ponderar as propostas para uma segunda edição. Este encontro valeu a pena e é para repetir!

P. Simão Pedro