EnglishFrenchGermanItalianPortugueseSpanish

Jovens ligados à Consolata preparam ação de voluntariado missionário na Costa do Marfim

(Publicado em: 26/05/2022)

A missão de Marandallah, na Costa do Marfim, vai acolher neste verão 12 jovens do Voluntariado Missionário da Consolata (VMC). Um padre e dois leigos da Consolata acompanham o grupo nesta experiência missionária.

 

Um grupo de jovens portugueses prepara-se para, no próximo mês de agosto (1 a 30 de agosto), fazer uma experiência de voluntariado missionário na Costa de Marfim, mais concretamente na missão de Marandallah, situada no interior do país e onde, desde 2002, estão os Missionários da Consolata (IMC).
O grupo, de 15 membros, é composto por 12 jovens, um padre e dois leigos da Consolata. Dos 12 jovens, três são do norte (região do Porto) e nove da região de Lisboa e Vale do Tejo. Estes últimos têm origem especialmente nas zonas urbanas de Lisboa, Santarém e Sintra, e com idades entre os 19 e os 34 anos. “Há um membro mais velho que tem cerca de de 40”, diz Gonçalo Magano, leigo missionário da Consolata (LMC) e um dos orientadores do grupo. A maioria são estudantes mas há também alguns profissionais: uma médica, uma enfermeira, uma polícia, uma economista, entre outros
Acompanham o grupo o casal Gonçalo Magano e Iara Magano (LMC) e o padre Antony Malila, missionário da Consolata queniano em missão há vários anos em Portugal, mais especificamente na comunidade IMC de Águas Santas.

 

“Missão Apôh – Costa do Marfim 2022”, é o nome do projeto que abraçam (Apôh significa “amor”, na língua local de Marandallah), e tem como foco principal a educação e a saúde na missão que lhes é confiada. Pretendem reabilitar e equipar uma escola e também o centro de saúde de Marandallah.
Além dos encontros quinzenais de formação, que tiveram inicio a 18 de novembro do ano passado, este grupo têm realizado também nas últimas semanas campanhas de angariação de fundos para a missão que os vai acolher: Marandallah. Para tal, tem percorrido algumas paróquias, grupos, movimentos que os queiram ajudar. Pode contribuir com doações através do IBAN: BCP PT50.0033 0000 45439 318552.05. MBWAY: 918 153 362.
Além do apoio financeiro, recebem também material escolar e de cuidados de saúde / hospitalar, além de roupa.
Para mais informações, pode recorrer às redes sociais deste projeto: Instagram missaoapoh. Facebook Missão Apôh, ou missaoapoh@gmail.com

 

VOLUNTARIADO MISSIONÁRIO
Os missionários e leigos da Consolata promovem o voluntariado missionário (VMC) há já algumas décadas e disponibilizam duas formas de voluntariado missionário: voluntariado de longa duração (cerca de um ano ou mais) e de curta duração (um mês, no verão). Os jovens interessados recebem apoio na formação e nas logísticas necessárias para que os que abraçam o VMC possam fazer uma experiência marcante de missão ad gentes, segundo o carisma e espiritualidade da Consolata.

 

Albino Brás