O bispo auxiliar de Lisboa, Joaquim Mendes, visitou as comunidades dos Missionários e das Missionárias da Consolata presentes no Bairro do Zambujal, um bairro social do município da Amadora, onde desenvolvem trabalho pastoral há alguns anos.
Dom Joaquim, que tem a seu cargo a vigararia da Amadora, onde se insere esta presença pastoral, deixou palavras de encorajamento aos missionários e às missionárias da Consolata para que sigam sempre os passos do seu fundador, o Beato José Allamano, na Missão Ad Gentes, com o método da aproximação e da presença total no meio do povo. “Hoje é um dia em que a nossa Igreja nos chama a ir aos novos lugares da missão”, desafiou.
Dom Joaquim, sempre muito simpático, prometeu voltar para celebrar a missa com o povo cristão do Zambujal, de modo a poder conhecer melhor os cristãos que vivem no bairro. O padre Matias explicou-lhe o porquê da escolha do padroeiro da comunidade – São José Operário – deixando o senhor bispo admirado com a escolha, que partiu do povo e que teve em consideração a falta de trabalho e a dificuldade de emprego para as pessoas que ali moram.
Antes da despedida desta visita pastoral, que aconteceu na passada terça-feira, 28 de fevereiro, ficou o convite para que D. Joaquim Mendes presida à missa da festa do padroeiro da comunidade, já o próximo dia 1 de maio 2017.
Geoffrey Menya