IMC Europa a caminho do XIV Capítulo Geral

Terminou esta quinta-feira, 23 de fevereiro, a Assembleia Pré-capitular da Região Europa dos Missionários da Consolata (IMC), Foram três dias de encontros online (21 a 23) em preparação para o XIV Capítulo Geral do IMC, que terá lugar em Roma de 22 de maio a 20 de junho deste ano

 

Albino Brás

 

Com a Assembleia Pré-capitular do Continente Europa (21 a 23 fev) concluiu-se um mês cheio de encontros e outras assembleias pré-capitulares nos quatro continentes onde o IMC está presente (África, Ásia, América e  Europa).

 

Identificar e priorizar propostas

Os trabalhos destes dias centraram-se no estudo dos Lineamenta (um documento-síntese estruturado onde se identificam os principais temas a trabalhar no próximo Capítulo Geral), procurando identificar, priorizar e sintetizar o que realmente importa ser então discutido.

No primeiro dia de trabalhos, após as boas vindas por parte do conselheiro geral para o Continente Europa, o padre António Rovelli, e das palavras introdutórias do superior geral, padre Stefano Camerlengo, os secretários desta Assembleia partilharam a síntese continental (a partir das contribuições de cada Grupo IMC da Região Europa: Itália, Espanha, Portugal e Marrocos).
No segundo dia os participantes tiveram a oportunidade de ouvir breves resumos dos continentes onde já se tinham realizado assembleias Pré-Capitulares: o padre Jaime Patias pela América, o padre Godfrey pela África e o padre James pela Ásia. Foi interessante perceber temas as problemáticas comuns, mas também divergentes, tendo em conta as diversidades geográficas e respetivas culturas. A assembleia dividiu-se em seguida em quatro grupos para trabalharem os temas: Missão Ad Gentes, Organização, Economia, Formação e Identidade e Carisma. Foi dado espaço ao discernimento e escuta da vontade de Deus, procurando cada grupo identificar e priorizar os aspetos mais significativos e transformá-los em propostas, novos processos a iniciar, mudanças necessárias para o Instituto a levar ao próximo Capítulo.
No terceiro e último dia, os secretários de cada um dos quatro grupos que reuniram no dia anterior, apresentaram à assembleia as propostas e orientações então discutidas. Houve tempo para algumas intervenções que enriqueceram a reflexão e ajudaram a esclarecer algumas dúvidas. Os trabalhos terminaram com a aprovação destas propostas por parte da assembleia.

Antes das despedidas, tanto o padre Gianni Treglia como o padre Stefano deixaram palavras de animo e incentivo nesta caminhada sinodal que o IMC está a fazer rumo ao XIV Capítulo Geral.

 

Uma ano de caminhada rumo ao Capítulo

A caminhada de todo IMC rumo ao Capítulo Geral IMC consta de várias etapas, que começaram com o Anúncio do mesmo, em junho de 2022, por parte do superior geral IMC, padre Stefano Camerlengo. Seguiu-se o Documento Preparatório, feito a partir da contribuição de todos os missionários, comunidades, grupos, comissões. A segunda fase ficou marcada pela elaboração e estudo dos Lineamenta. Esta Assembleia Pré-Capitular correspondeu já à terceira fase e tinha por objetivo refletir, discernir, aprofundar as contribuições do Continente Europa com base no Documento Lineamenta; apontando propostas e contribuições com vista à Quarta Fase da preparação: a elaboração do Instrumentum Laboris do XIV Capítulo Geral.

 

Organização e participantes

A organização desta Assembleia esteve a cargo do Conselho Continental que se reuniu em janeiro, em Madrid, para definir programa, metodologia, funções e participantes.

Participantes: Direção Geral do IMC, Direção da Região Europa e os representantes eleitos para o Capítulo: P. Luca Bovio, P. Piero Demaria. A estes o Conselho da Região Europa acrescentou os seguintes outros convidados: os padres Albino Brás, Eugenio Boatella, Nicholas Odhiambo, Tiziano Viscardi, Manuel Magalhães, Carlos Alberto Pereira, Ugo Pozzoli, Pietro Villa, Ermanno Savarino, Nicholas Muthoka, o irmão Francisco Reyes e Silvio Testa, representando os LMC. Foram convidados também os membros da Comissão Pré-Capitular que terão de redigir o Instrumentum Laboris: os Diego Cazzolato, Mauricio Guevara, Eugenio Boatella e Alexander Likono. Os secretários da Assembleia: padres Ermanno Savarino e Eugenio Boatella. Moderadores: padres Albino Brás, Luca Bovio, e Ir. Francisco Reyes. Prepararam a síntese das contribuições sobre os Lineamenta e depois para a Assembleia: padres Albino,  Ermanno e Eugenio.
Participaram nesta Assembleia Pré-capitular cerca de 30 missionários.