EnglishFrenchGermanItalianPortugueseSpanish

Festas da Consolata nas comunidades IMC

Apresentamos o programa das festas em honra de Nossa Senhora da Consolata que vão decorrer em algumas das comunidades dos Missionários da Consolata (IMC) em Portugal no fim de semana de 20 e 21 de junho

As festas da Consolata deste ano estão marcadas pelas limitações e constrangimentos que a pandemia global de COVID-19 impõe. É a festa possível, dentro da nova normalidade do desconfinamento que o país está a viver.
Contactadas as diversas comunidades, damos conta que a festa deste ano fica marcada pelo modo diferente de celebrar e participar, assim como com o formato reduzido das mesmas, seguindo todas as regras sanitárias definidas pela Direção Geral de Saúde (DGS), e pela Conferência Episcopal Portuguesa. Haverá equipas de acolhimento para ajudar quem chega a cumprir essa regras.

Fátima: 20 de junho
A comunidade IMC de Fátima dá o pontapé de saída aos festejos em honra da Virgem Consolata. Programou duas eucaristias para a capela maior, de forma a facilitar uma maior participação das pessoas devido às normas sanitárias vigentes. Há uma missa marcada para as 12h de sábado, presidida pelo padre Álvaro Pacheco, da comunidade IMC do Alqueidão/Lavos (Figueira da Foz), comunidade essa que estará também presente na festa, e outra missa marcada para as 19h (horário habitual, naquela comunidade).

Olivais, Lisboa: 20 de junho
Na comunidade IMC dos Olivais, em Lisboa, a festa está programada para a tarde do dia 20 de junho, sábado, com um programa muito simples, que este ano se centra na celebração da Eucaristia, pelas 17h00, seguindo-se um lanche frugal (não vai ser partilhado, seguindo as normas sanitárias). A missa campal vai ser presidida pelo padre Bernard Obiero, conselheiro da Região Europa IMC, e vai ser celebrada à sombra da imensa árvore que está em frente da casa da comunidade.

Águas Santas: 21 de junho
A comunidade IMC de Águas Santas (Maia, Porto), celebra a sua festa no próximo domingo, 21 de junho. Esta festa, que costuma atrair muitas centenas de pessoas todos os anos àquele lugar, vai reduzir-se este ano apenas à celebração da Eucaristia, pelas 10h, e presidida pelo padre Domingos Forte, da comunidade de Palmeira, Braga.
Poderão acompanhar a Eucaristia através do Facebook ou do canal no YouTube dos Missionários da Consolata de Águas Santas.

Cacém: 21 de junho
Do programa da festa da comunidade do CAF/Centro Missionário Padre Paulino (Quinta do Castelo, no Cacém) consta apenas a celebração da missa campal, a ser celebrada pelas 17h30 de domingo, 21 de junho. Esta é a festa por excelência que tradicionalmente reúne todas as comunidades da Família Consolata da zona sul (Olivais, Zambujal, S. Marcos e Cacém) Na missa vão estar também os Leigos Missionários da Consolata (LMC), que nesse mesmo dia se reúnem no Cacém para avaliação da sua caminhada. Vão estar também os que durante o período da pandemia acompanharam as celebrações por videoconferência a partir daquela comunidade IMC. Poderão acompanhar a Eucaristia através da página desta comunidade no Facebook

 

comunidade IMC que está no Bairro do Zambujal, na Amadora, informou entretanto que desta vez não se vai deslocar ao Cacém. Vai celebrar a sua Festa da Consolata juntamente com a comunidade católica do Bairro, na capela do Centro Consolação e Vida, nos horários já habituais da comunidade: Eucaristia no sábado, dia 20, às 19h00 e no domingo, 21, às 11h00.

Motivos para a oração e festa       

Os motivos principais que inspiram as celebrações deste ano são comuns às quatro festas: além de celebrar em honra de Nossa Senhora Consolata, esse título mariano que dá nome a dois institutos missionários (Missionários e Missionárias da Consolata), por desejo do seu fundador, o beato José Allamano, continua-se a rezar especialmente por  todas as vitimas desta pandemia, lembrando de modo particular os missionários e missionárias da Consolata que perderam a luta para o covid-19, na Itália. A propósito, todas as comunidades vão rezar uma oração à Consolata que foi feita pelas direções gerais dos dois ramos da Consolata (IMC e MC).
O dia de Nossa Senhora da Consolata é comemorada na liturgia sempre a 20 de junho, mas a festa popular nas comunidades celebra-se normalmente no fim de semana mais próximo, anterior ou posterior, dessa data.

Albino Brás