A festa religiosa teve início com uma bonita procissão, por volta das 10h00 percorrendo as ruas da localidade, com a adesão de imensos fiéis a cantar cânticos de louvor à Consolata e a rezar os mistérios do terço missionário, dinamizado pelo LMC (leigos missionários da Consolata), com a participação de outros grupos. O foco central da festa foi a Celebração da Eucaristia, por volta das 11h00, este ano, presidida pelo novo superior regional dos Missionários da Consolata em Portugal, padre Eugenio Butti, o qual na sua homilia, convidou os presentes a contemplarem três elementos da festa, que se fazia presente no ambiente: 1º a imagem da Consolata, de onde nasce a ideia no coração do Allamano de fundar um instituto para as missões; 2º o altar, que simboliza a entrega total de Cristo, onde celebramos o seu sacrifício de amor pela humanidade, chamou ainda a atenção, para olharmos o crucifixo e o tema da Festa que era ‘Misericórdia e Consolação é a nossa missão’. Na Cruz nasce uma humanidade nova, onde a misericórdia que é o próprio Cristo, doa a vida para a consolação e salvação da humanidade.
A celebração foi dinamizada por, jovens, crianças e adultos que fazem parte da Consolata e todos os anos se reúnem para dar mais beleza a esta festa.
À celebração Eucarística, seguiu-se o almoço e na parte da tarde, foi a vez das apresentações culturais nas mais variadas formas, diversos grupos folclóricos, danças, entre outras apresentações, com a finalidade de animar os participantes. Foi realmente um dia agradável de sol e festa vista por muitos como positiva tinha também o objetivo de angariar fundos para o projeto anual dos Missionários, que é a contribuição para a construção de uma escola na Tanzânia.
Padre João Batista Amâncio