EnglishFrenchGermanItalianPortugueseSpanish

Fátima acolhe a primeira Conferência regional do IMC na Europa

Decorre nas instalações dos Missionários da Consolata, em Fátima, a primeira Conferência Regional do IMC Europa. O encontro, que começou na tarde da passada segunda-feira, 20 de setembro e termina a 24 de setembro, começou com uma reflexão do conselheiro do IMC Europa, padre Luca Bovio, que partiu do texto bíblico dos discípulos de Emaús, relido em chave de esperança, a partir do que é a realidade, as interpelações e os desafios que o Continente Europeu nos coloca.

O Superior Regional, padre Gianni Treglia, começou por felicitar a todos os presentes porque “finalmente podemos fazer uma reunião presencial” (em alusão à Pré-Conferência, que foi via digital, por causa dos constrangimentos da pandemia), e advertiu que estes dias “serão intensos”, contudo, acrescentou: “não devemos fazer as coisas a correr”. Por fim, entregou aos participantes o Documento de Trabalho (DT) que estará na base destes dias de trabalho e reflexão, tendo em vista o Projeto Missionário Regional. Apresentou, depois, um programa e a metodologia de trabalho da Conferência. “Não há nada novo”, referiu ainda o superior regional, “senão o de restabelecer um caminho já iniciado, com o Projeto Missionário Continental” (agora P. M. Regional), nascido à luz das conclusões do 13º Capítulo Geral da Consolata.

Numa tentativa de esclarecimento metodológico, o padre Gianni quis deixar claro que “não se trata de fazermos outro documento, mas de modificar, alterar, corrigir o documento que vem da Pré- Conferência”, realizada em junho último.

O padre Ugo Pozzoli, moderador do primeiro dia de trabalho, apresentou um dos temas do documento de trabalho: “Descubramos e vivamos hoje o nosso Ad Gentes”.  A leitura do texto deu origem a uma animada e frutuosa discussão na assembleia que, na sequência de sugestões de revisão e correções do texto, o votou favoravelmente.

O primeiro dia terminou com uma celebração eucarística presidida pelo padre Giovanni Treglia.

 

Missão, formação e economia

Os trabalhos do segundo dia da Conferência foram moderados pelo padre Álvaro Pacheco.

«Formados continuamente da e para a missão», foi o primeiro tema do DT a ser lido e analisado. O objetivo é o de formar missionários da Consolata que sejam capazes de se inserirem na realidade e no processo de evangelização do mundo, em particular no Continente Europeu, segundo os contextos ad gentes escolhidos pelo Instituto. O texto que se seguiu para apreciação foi: «Inspirados pelo Fundador e pela nossa história», o que deu azo à pergunta sobre o quão importantes são para nós, hoje, e para o contexto da nossa missão na Europa, a figura de Allamano e dos primeiros missionários da Consolata. Após partilha e algumas questões, surgiram muitas propostas para tornar a figura do fundador e o seu carisma mais conhecido e apreciado.

Outro tema a analisar foi o da formação de base e permanente. Uma avaliação positiva dos Centros Apostólicos Formativos (CAF) e o pedido de uma maior atenção à dimensão vocacional integraram a leitura e debate sobre o documento.

Pela tarde, após uma apresentação clara e detalhada da situação financeira da Região Europa por parte do padre Tiziano Viscardi, teve lugar a leitura do texto intitulado: “Economia para a Missão”. Foi unânime o critério de que a economia esteja ao serviço da missão e dos seus projetos.

O último tema abordado foi o da Cooperação Missionária na Europa. Após a leitura e análise do relatório, foi aberto um debate e esse texto, tal como todos os anteriores, foi também aprovado.

A celebração eucarística, presidida pelo P. Carlos Alberto Pereira, encerrou este segundo dia da Conferência.

 

Um projeto regional comum para todos

Esta conferência constitui uma oportunidade de encontro presencial de reflexão e análise de aspetos importantes para o presente e futuro dos Missionários da Consolata (IMC) que trabalham na Europa, e da missão que aí realizam. O encontro tem por objetivo chegar a um projeto regional comum para todos. O caminho é o de analisar, rever, corrigir e finalmente aprovar o documento final da primeira Conferência da Região Europa do IMC.

Alguns dos temas presentes no DT, são: missão ad gentes, cooperação, comunicação, jovens, paróquias, migrantes, carisma, economia, governação da Região Europa IMC.

O encontro conta com cerca de 40 missionários vindos de países onde o IMC está presente no Continente Europeu. Entre os presentes, estão todos os membros da Direção Regional, e missionários de todos os Grupos (países) IMC da Região Europa. Estão presentes ainda, como convidados, uma irmã missionária da Consolata e uma representante dos Leigos Missionários da Consolata.

Albino Brás