Com o lema “Confiai em Maria! Garanto-vos que não vos arrependereis!” (Papa Francisco), a peregrinação deste ano tem início pelas 09h30, com a concentração junto ao Seminário da Consolata. Ali, o acolhimento será feito pelo grupo Kerigma, jovens da comunidade do Zambujal. Após a saudação do Superior Provincial da Consolata tem inicio a via-sacra em direção aos Valinhos, para a Via Sacra. Esta será animada pelos jovens da paróquia de Ribeirão e pelo JMC (Jovens Missionários da Consolata) com um momento evocativo final realizado pelos jovens no Calvário Húngaro.
Após o almoço, a Basílica da Santíssima Trindade acolhe, pelas 15h00, a celebração da Eucaristia, que será presidida pelo padre Antony Malila, recém ordenado. Junto aos sacerdotes concelebrantes encontra-se o padre Antonio Rovelli, Conselheiro Geral para o continente Europa, e o padre Eugénio Butti, Superior Regional. Os cânticos da Eucaristia serão animados pelos Leigos Missionários da Consolata (LMC). Participarão também este ano grupos de jovens das Paróquias de Figueiró dos Vinhos, da Batalha e da Serafina, entre outras.
Após a Missa, a multidão segue em procissão para a Capelinha das Aparições, para o encerramento da 28º Peregrinação, com a saudação e a consagração a Nossa Senhora. Ali, os cânticos ficam a cargo do grupo CHORUS, da comunidade de Águas Santas.
O tema deste ano, já mencionado, é uma frase que o Papa Francisco usa no anuncio do Sínodo dedicado aos jovens, que será realizado em Roma no mês de outubro. “Confiai em Maria! Garanto-vos que não vos arrependereis!” Esta Peregrinação quer ser um momento forte de Família, que se entrega a Maria, ela que em primeiro lugar confiou totalmente no seu Deus, e por Ele se deixou guiar. Que a Nossa Mãe do Céu guie sempre os teus passos.
Vem juntar-te a nós no dia 17 e trás contigo os teus familiares e amigos.
Simão Pedro