EnglishFrenchGermanItalianPortugueseSpanish

Família Consolata convocada a uma peregrinação diferente

A Peregrinação que a Família Missionária da Consolata (FMC) costuma realizar anualmente a Fátima, não irá decorrer este ano nos mesmos moldes dos anos anteriores. Será digital. O motivo: os condicionamentos que a atual pandemia impõe

A 31ª peregrinação da Família Missionária da Consolata (FMC) a Fátima, que estava agendada para o dia 20 de fevereiro de 2021, com o tema: “Atreve-te a ser para os outros!”, vai ter este ano um conceito e um programa alternativo, e que acaba de ser divulgado pela comissão organizadora.

A peregrinação anual da FMC, que costuma acontecer no sábado mais próximo – a seguir – ao dia do Beato Allamano (16 de fevereiro), fundador dos Missionários e das Missionárias da Consolata, está assegurada também este ano, mas será uma peregrinação necessariamente diferente: em vez de se fazerem ao caminho rumo a Fátima, os peregrinos vão permanecer em casa, online, acompanhando os vários eventos que serão transmitidos através dos meios digitais.

“Através da tecnologia, vamos envolver também várias comunidades da Consolata no mundo. Mesmo estando em nossas casas, viveremos esse momento fazendo uma peregrinação interior na busca de luz e de verdade, peregrinando com as nossas mentes e com os nossos corações”, refere o padre Bernard Obiero, conselheiro da Região Europa do IMC, em carta que acaba de divulgar a propósito deste evento. E acrescenta: “Peço que todos os amigos e peregrinos compreendam que, em virtude da pandemia e da responsabilidade que temos como cristãos e cidadãos, não podemos fazer a nossa peregrinação como temos feito até agora”.

PROGRAMA DA 31ª PEREGRINAÇÃO
A comissão organizadora da 31ª Peregrinação, prevê a realização destes eventos:

CONFERÊNCIAS

Estão programadas três CONFERÊNCIAS sobre a figura do Beato José Allamano. Cada uma delas vai ter um conferencista diferente, e estas vão ter lugar nos dias 29 de janeiro, 25 de fevereiro e 4 de março, todas elas com início às 21h00.

primeira conferência, a decorrer no dia 29 de janeiro, fica a cargo de D. Giovanni Crippa, missionário da Consolata e bispo da Diocese de Estância, no Brasil. Para a segunda conferência, marcada para o dia 25 de fevereiro, foi convidada a irmã Simona Brambilla, Superiora Geral das Irmãs Missionárias Consolata. Por último, e para encerrar esta série de conferências, para a terceira reflexão foram convidados o Missionário da Consolata padre José Matias – que este ano celebra as suas bodas de ouro sacerdotais -, e o casal Rui Sousa e Viviana Nunes, Leigos Missionários da Consolata.

Todas as conferências vão ser transmitidas em direto, através da plataforma Zoom. Para receber os dados e assim poder aceder às conferências, é preciso fazer a inscrição prévia (e gratuita) neste formulário.

NOVENA ALLAMANO

Está prevista também uma NOVENA em honra ao Beato José Allamano, com início a 7 e término a 15 de fevereiro, pelas 21h00. Uma novena, que conta com a colaboração de missionários em vários continentes.

TERÇO MISSIONÁRIO

Terminada a novena, e já no Dia de Allamano, 16 de fevereiro, data em que assinala o aniversário da sua morte (dia 16 de fevereiro de 1926, há 95 anos) os ‘peregrinos’ são ainda convidados a rezar e acompanhar o TERÇO missionário, pelas 21h00, a partir da capela da comunidade dos Missionários da Consolata, em Fátima. Será transmitido pelas mesmas redes socias que transmitiram a novena (Facebook e Youtube)

MISSA E CONSAGRAÇÃO

A Peregrinação digital de Allamano 2021 encerra no próximo sábado, dia 20 de fevereiro, com uma MISSA celebrada e transmitida a partir da comunidade da Consolata de Águas Santas, na Maia. Vai ter início às 15h30.

Pouco depois do término da missa, pelas 17h00 vamos estar em direto da Basílica de Nossa senhora do Rosário de Fátima, em Fátima, para a CONSAGRAÇÃO a Nossa Senhora.

COMO ACOMPANHAR?

Tanto a Novena, como o Terço, a Missa e a Consagração, tudo vai ser transmitido através destas plataformas digitais da Consolata: www.facebook.com/consolatapt e www.youtube.com/user/ConsolataJovem. No entanto, a Consagração a Nossa Senhora vai ser transmitida também pela TV Canção Nova.

Num ano atípico, vamos celebrar e experimentar uma peregrinação diferente em quase tudo, só não será diferente na mesma devoção ao Beato Allamano e a Nossa senhora da Consolata, que a todos anima na oração, na caminhada de fé, e na identificação com o carisma e espiritualidade missionária da consolação. Boa peregrinação a todos!

Albino Brás imc