EnglishFrenchGermanItalianPortugueseSpanish

Espetáculo “Pellegrino” estreia em Fátima

O espetáculo “Pellegrino”, da Vortice Dance Company, vai ser projetado em videomapping no edifício dos Missionários da Consolata, em Fátima, na noite de 12 de maio, após as celebrações no Santuário

A Vortice Dance Company, dirigida pelos coreógrafos Cláudia Martins e Rafael Carriço, estreia na noite de 12 de maio o espetáculo Pellegrino, após as celebrações oficiais no Santuário de Fátima.

Trata-se de uma instalação de videomapping, projetada no edifício dos Missionários da Consolata, em Fátima, sem a presença de público, mas com transmissão em direto em livestreaming, nas páginas do Facebook da Vortice Dance Company e dos Missionários da Consolata.

A propósito, foi lançado pela companhia de dança um convite à participação virtual dos peregrinos, através do envio fotografias que serão integradas no contexto do espetáculo. Podem ser imagens individuais ou de grupos de peregrinos, e devem ser enviadas por e-mail até ao dia 10 de maio, com a indicação de autorização de utilização para efeitos do espetáculo Pellegrino e acompanhadas da informação do local onde foram tiradas ou de onde os peregrinos são naturais.

Em nota enviada à imprensa, a organização explica que este espetáculo pretende lembrar “todos os peregrinos que este ano, devido à pandemia de Covid-19, não se podem deslocar a Fátima, bem como a todos os que pereceram com a doença. É também uma forma de gratidão para com toda a comunidade médica e hospitalar.”

Claúdia Martins e Rafael Carriço sublinham que este será também “um relembrar de outros projetos que a companhia desenvolveu em Fátima, como o espetáculo Fátima, O Dia em que o Sol Bailou, para as comemorações do Centenário das Aparições de Nossa Senhora de Fátima e Magnificat, Padre Formigão o Apóstolo de Fátima, para a comemoração dos 70 anos da aprovação das constituições da Congregação das Irmãs Reparadoras de Nossa Senhora de Fátima.”

A Vortice Dance Company, residente em Fátima, é uma das companhias de dança portuguesas com maior reconhecimento internacional e apresentações além-fronteiras, tendo já levado o seu trabalho a mais de trinta países. Devido à Covid-19, a Vortice Dance Company viu cancelada este mês de maio uma digressão no Reino Unido que passaria por dez cidades. A Vortice Dance Company é uma estrutura apoiada pela República Portuguesa/Cultura – Direção Geral das Artes.

A performance Pellegrino conta com o apoio logístico dos Missionários da Consolata.