EnglishFrenchGermanItalianPortugueseSpanish

Encontro Digital dos LMC Europa

Os Leigos Missionários da Consolata iniciam 2021 online, uma nova forma de comunhão e vivência da fraternidade

Depois de um ano difícil e distante, as várias comunidades de LMC da Europa, especificamente Portugal, Espanha e Itália, decidiram começar o novo ano unidos à volta da Eucaristia. Com a presidência do padre Giovanni Treglia, Superior da Região Europa, e com a presença dos missionários consagrados que acompanham as diversas comunidades LMC, a celebração ficou marcada pela presença das várias pessoas que, apesar de distantes geograficamente, continuam unidas pelo mesmo espírito de família deixado pelo Beato José Allamano.

Durante a celebração, as comunidades tiveram a oportunidade de agradecer pela missão que realizam nas suas localidades e, de forma particular, agradecer também por um ano que apesar de duro, renovou a esperança de continuar a fazer missão.
Os LMC na Europa estão ao serviço da missão de várias formas, desde a presença ativa nas pastorais da igreja local, na missão ad gentes através das presenças em terras de missão, como por meio de iniciativas de apoio à continuidade das missões através da promoção do voluntariado e da animação missionária.

O apoio e acompanhamento de refugiados também tem sido uma missão crescente nas diversas comunidades, destacando o recente desafio de acompanhar estas realidades desde Marrocos, na cidade de Oujda onde se encontra o padre Edwin Osaleh, contando com a colaboração dos Leigos Missionários da Consolata de Málaga – Espanha. Esta missão passa pela integração na diocese de Rabat, e continuar o acompanhamento de um centro de acolhimento para migrantes.

No final da eucaristia ficaram marcadas as palavras de esperança e de renovação, mas sobretudo, citando as palavras do padre Giovanni Treglia, é importante que a nossa vida seja sempre um testemunho da própria vida de Jesus, e a missão acontece nesse desafio.

Viviana Nunes – LMC