EnglishFrenchGermanItalianPortugueseSpanish

Curso de Missiologia volta ao formato presencial, na Consolata, em Fátima. Inscrições abertas

(Publicado em: 27/07/2022)

O Centro Missionário Allamano, dos Missionários da Consolata, em Fátima, vai acolher mais uma edição do Curso de Missiologia. Este vai ter lugar entre os dias 22 e 27 de agosto 2022.

 

Numa iniciativa dos Institutos Missionários Ad Gentes (IMAG) e em parceria com as Obras Missionárias Pontifícias (OMP), o Curso de Missiologia deste ano, a acontecer nos dias 22 a 27 de agosto, volta ao formato presencial. Recordamos que em 2021 foi por videoconferência.

 

No ano em que o Curso de Missiologia (CM) assinala 30 anos de existência (foi lançado em 1992), este continua a apresentar-se como um curso “aberto a todos: jovens, leigos, catequistas, pessoas que queiram descobrir e aprofundar as riquezas da Missão”, indica a nota divulgada pela organização do mesmo.

 

O CM é bienal, correspondendo 2022 ao 2º ano do ciclo. A inscrição é arbitrária quanto à ordem, 1º ou 2º ano. O diploma obtém-se após a frequência dos 2 anos.

 

OBJETIVOS
Este curso pretende “apresentar as bases bíblico-teológicas da missão ad gentes” e “percorrer as etapas mais importantes da história da evangelização e da reflexão missiológica”. Apresenta-se como proposta formativa feita a todos os cristãos, chamados a comunicar a beleza e a alegria do Evangelho. Outro dos objetivos é o de “repensar a missão à luz do Vaticano II e dos documentos recentes do Magistério”. Procura-se ainda preparar os participantes para os desafios da inculturação e do diálogo do Cristianismo com outras religiões. Ao longo da semana do curso são apresentados exemplos concretos da práxis missionária atual.

 

OS TEMAS
Com o tema “São Lucas e a Missão”, toca a D. António Couto, bispo de Lamego, abrir os trabalhos logo no primeiro dia do curso (segunda-feira, 22). A 23, Teresa Messias fala sobre a “Espiritualidade Missionária”. O dia seguinte, quarta-feira, 24, fica cargo do bispo de Braga, D. José Cordeiro, com o tema «A Missão em Portugal e desde Portugal». O tema “Estética e comunicação da fé” é apresentado no dia 25 por Cátia Tuna. O penúltimo dia fica a cargo de um dos professores mais antigos do curso, o frei José Nunes, dominicano. Nesse dia, apresenta o tema “Diálogo inter-religioso”. A manhã de sábado, dia 27 de agosto, último dia do curso, prevê uma tertúlia missionária, missa de encerramento e entrega dos diplomas aos finalistas.

 

INSCRIÇÕES
As inscrições preveem várias modalidades: podem fazer-se online no blogue do curso, por e-mail ou por correio, enviando a ficha de inscrição para o local do curso:

Curso de Missiologia – Missionários da Consolata,

Rua Francisco Marto, 52,

Apartado 5,

2496-908 FÁTIMA

 

A data limite de inscrições é 15 de agosto de 2022.
O valor da inscrição é 20€.
O alojamento fica a cargo dos participantes.

 

Consulte toda a informação (pode descarregar o programa, horário e cartaz), AQUI.

 

Albino Brás