Consolata em Fátima acolhe primeiro Curso de Integração Missionária (CIM)

Os Institutos Missionários Ad Gentes (IMAG) presentes em Portugal, vão realizar, entre os dias 22 e 26 de julho, o primeiro Curso de Integração Missionária (CIM). Este curso, que terá lugar nas instalações dos Missionários da Consolata (Centro Missionário Allamano) em Fátima, é uma formação dedicada “àqueles que veem” para o serviço pastoral na Europa. Inscrições encerram a 15 de julho

 

Texto: Albino Brás

 

Com experiência de mais de 30 anos na organização anual do Curso de Missiologia (CM), os Institutos Missionários Ad Gentes (IMAG), destinado àqueles que querem qualificar a sua formação e o seu serviço pastoral e missionário na Igreja, especialmente aos que partem em missão ad gentes, sentiu-se agora a necessidade de promover um curso de formação missionária para os chegam para trabalhar em Portugal. 

 

“Tendo em conta o facto do aumento de missionários/as, consagrados/as e leigos/as que vêm de diversos países e diversas culturas para Portugal, considerou-se oportuno oferecer a possibilidade de um curso de formação semelhante ao Curso de Missiologia, mas com o enfoque colocado nesses missionários/as estrangeiros/as que venham trabalhar para Portugal, assim como nos portugueses/as que regressam, depois de muito tempo de ausência”, escreve o IMAG, organizador do curso, no folheto de divulgação. 

 

E é assim que nasce o Curso de Integração Missionária (CIM), concentrado no acolhimento do «vir», em cujo método de trabalho se tratarão as áreas sociocultural, teológico-eclesial e da gestão prática. 

 

“Ao longo do doloroso processo de «florescer dentro da cultura», as contradições e a sabedoria misturam-se, acendem uma nova chama e transmitem novo calor. É essa chama e esse calor que o CIM procura proporcionar”, escrevem os organizadores. 

 

O Curso de Integração Missionária contará, entre outros, com as colaborações do Cardeal D. Manuel Clemente, que dinamizará o modulo “Elementos da História da Igreja em Portugal”; de D. José Cordeiro, que desenvolverá um módulo com o tema “Liturgia como vida”; do cónego Eduardo Duque, professor da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Católica Portuguesa, e que vai discorrer sobre o tema “O desafio da evangelização num mundo secularizado”; do professor e investigador Alfredo Teixeira, da Universidade Católica Portuguesa, com o tema “Formação para os modelos culturais antropológicos”; da investigadora espanhola Diana de Vallescar Palanca, que se dedica à área da interculturalidade e diálogo inter-religioso e nesta formação falará sobre o desafio da interculturalidade. A psicóloga italiana Fabrizia Reguso, professora auxiliar na Universidade Católica Portuguesa, desenvolverá o tema “Autoconhecimento e inteligência emocional”, enquanto o professor Juan Ambrosio, da Faculdade de Teologia  da UCP, apresentará o tema “Teologia da Missão”.

 

Para os dois painéis previstos neste curso, “Mobilidade humana: desafios e expetativas” e “O cuidado da nossa casa e da casa comum” são os temas de fundo a serem abordados, e que contam com a participação de Ana Mansoa, Eugénia Quaresma, o padre Andrew Prince Fofie-Nimoh, Tiago André, o padre Albino dos Anjos e Juan Ambrosio.

 

O primeiro CIM realiza-se entre os dias 22 a 26 de julho de 2024, em Fátima, e e contempla um conjunto de conferências, diálogo com os conferencistas e dois painéis.

 

DURAÇÃO DO CURSO 22 de julho de 2024 às 09h00 a 26 de julho de 2024 às 19h30

 

LOCAL Centro Missionário Allamano – FÁTIMA Rua Francisco Marto, 52 2495-557 Fátima

 

INFORMAÇÕES cursodeintegracaomissionaria@gmail.com

 

INSCRIÇÕES https://cim2024.blogspot.com/

 

DATA LIMITE DE INSCRIÇÕES 15 de julho de 2024

 

VALOR DA INSCRIÇÃO 50 €

 

ALOJAMENTO E REFEIÇÕES A cargo dos participantes

Consulte o PROGRAMA do CURSO, AQUI

Deixe a sua opinião

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.