EnglishFrenchGermanItalianPortugueseSpanish

Comunidades da Consolata em Portugal preparam festas em honra da sua ‘Fundadora’

(Publicado em: 15/06/2022)

Os já tradicionais festejos da Consolata em Portugal, muito condicionados nos últimos dois anos devido à pandemia, voltam agora com mais força. Estão todos convidados para as festas em honra de Nossa Senhora da Consolata que se vão realizar nos dias 18 e 19 de junho nas comunidades. Saiba onde e fique por dentro dos programas.

 

Das seis comunidades dos Missionários da Consolata (IMC) em Portugal: Lisboa, Cacém, Bairro do Zambujal (Amadora), Fátima, Águas Santas e Palmeira (Braga), só uma não informou sobre como este ano vai assinalar a festa da ‘Fundadora’ do IMC.
Porquê ‘Fundadora’? O Beato José Allamano não se atribuía a si mesmo o título de fundador. Ele dizia que “Ela” – “A Consolata”, sim, era a fundadora. Allamano foi reitor do Santuário da Consolata, padroeira da cidade de Turim, Itália, por 46 anos e foi dela que diz ter recebido a inspiração para fundar dois institutos missionários: os Missionários (1901) e as Missionárias (1910) da Consolata. De facto, não nos chamamos “Missionários de Allamano”, mas sim “Missionários da Consolata”.

 

FESTAS NAS COMUNIDADES
O dia de Nossa Senhora da Consolata é comemorada na liturgia sempre a 20 de junho, mas a festa popular nas comunidades celebra-se habitualmente no fim de semana mais próximo, anterior ou posterior a essa data. Dependendo das comunidades, os festejos vão decorrer este ano nos dias 18 e 19 de junho. Saiba mais quanto aos locais e programas das festas da Consolata em Portugal.

 

Olivais, Lisboa: 18 de junho
A comunidade IMC dos Olivais/ Lisboa, dá o pontapé de saída aos festejos em honra da Virgem Consolata. Como não não tem um grande centro missionário associado nem uma paróquia, apenas capelanias, a festa será necessariamente mais familiar.
A festa irá decorrer na tarde do dia 18 de junho, sábado, Começa com uma Missa campal, às 17h00, seguida de lanche partilhado (e ajantarado) em ambiente de convívio. A comunidade informa que, entre outras coisas, oferece o caldo verde. A missa vai ser presidida pelo padre José Brás, missionário da Consolata, recentemente ordenado (19 de março 2022)

 

Águas Santas: 19 de junho
A festa da comunidade de Águas Santas tem por tradição ser a mais popular e a mais concorrida de todas as festas da Consolata que se realizam em Portugal. Esta comunidade do município da Maia, Porto, prepara-se para receber os festeiros no domingo, dia 19 de junho. O dia arranca com a Procissão com o
andor de Nossa Senhora, com inicio marcado para as 10h00; segue-se a Missa campal, pelas 11h00, que este ano será presidida pelo padre José Brás, (que, no dia anterior, presidiu também à festa da Comunidade dos Olivais). Segue o almoço, previsto para as 12h30 (a comunidade informa que oferece o caldo verde). Os festejos prosseguem com uma tarde cultural de animação, por volta das 14h30, e terá “apresentações artísticas, atrações musicais, jogos tradicionais e feira missionária”, escreve-se no cartaz da festa.

 

A Eucaristia vai ser transmitida em direto nas páginas da redes sociais da comunidade e pela página oficial no Facebook dos Missionários da Consolata em Portugal.

 

Fátima: 19 de junho
A comunidade IMC de Fátima abre os festejos com uma Novena a partir do dia 11 de junho. Às 18h30, há Terço com uma reflexão missionária (a cada dia um membro da comunidade), seguindo-se a Missa, às 19h00, com oração à Consolata
A festa vai ser celebrada no domingo, 19 de junho, com a Celebração Eucarística das 11h30 na Capela pública da comunidade.
“Celebraremos também como comunidade IMC no dia 20, segunda-feira, na Missa das 19h00”, diz uma nota enviada pelo superior da comunidade, padre Michelangelo Piovano.

 

Cacém: 19 de junho
Do programa da festa da comunidade do Centro Missionário Padre Paulino (Quinta do Castelo, no Cacém), celebrada no domingo, 19 de junho, consta apenas a celebração da missa campal, marcada para as 11h00, seguida de almoço partilhado. Desta vez não está prevista a tradicional “tarde cultural”.

 

Bairro do Zambujal: 19 de junho
A comunidade IMC que está no Bairro do Zambujal (Amadora) informa que irá celebrar a sua Festa da Consolata juntamente com a comunidade católica do Bairro, com estes dois momentos: – A Novena da Consolata, passando com a Sua imagem por nove famílias do Bairro, rezando o Terço. A família que se inscreveu, convida as outras famílias que moram no mesmo prédio para participarem nesse momento de oração. E, no dia 19, domingo, pelas 11h00, missa da festa na capela do Centro Consolação e Vida.

 

Motivos para a oração e festa
Os motivos principais que inspiram as celebrações deste ano: além de celebrar em honra de Nossa Senhora Consolata – esse título mariano que dá nome a dois institutos missionários (Missionários e Missionárias da Consolata), por desejo do seu fundador, o beato José Allamano -, intensificamos a nossa oração especialmente por todas as vitimas da Guerra na Ucrânia, conflito que já está a produzir também tanta miséria e fome no mundo, para que se encontrem rapidamente caminhos de paz, rezamos também pelas vitimas da pandemia covid-19, que ainda não terminou. Além disso, no mês em que muitas direções regionais da Consolata um pouco por todo o mundo, e também na Europa, estão a mudar, com novas eleições, rezamos também para que o Espírito Santo ilumine a Assembleia eletiva que a região Europa irá realizar nos dias 27 e 28 de junho, e de onde sairá uma nova direção regional IMC para a Europa.

 

Albino Brás

Deixe a sua opinião

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.