EnglishFrenchGermanItalianPortugueseSpanish

Centro Missionário Padre Paulino – Cacém

Quinta do Castelo – Av. Cidade de Lisboa 2735-206 Cacém, Portugal

214 260 279 | 911 957 948

quintadocastelo@consolata.pt

38°45’38.3″N 9°17’46.4″W

A Quinta do Castelo pertenceu à família Albuquerque, que alguém relacionou com o vice-rei da Índia, Afonso de Albuquerque

 

O Centro Missionário Padre Paulino, situado na Quinta do Castelo, tem por missão proporcionar a todas as pessoas que aqui interagem e aos visitantes, independentemente das suas motivações, um encontro fácil, intenso e completo com a missão dos Missionários da Consolata, suscitando inquietação, reflexão, oração e ação em favor do próximo e das comunidades missionárias no Mundo inteiro.

 

Com o propósito inicial de funcionar como seminário, o que veio a ocorrer, o Centro Missionário Padre Paulino tem, nos últimos tempos, oferecido uma resposta diferente adequada aos novos tempos.

 

Tornando-se um local de encontro da Família Missionária da Consolata, durante a década de 1980, nos últimos anos foi tomada a decisão de abrir as portas à Comunidade, implementando e desenvolvendo os mais diversos projetos, com objetivos de natureza espiritual, social, comunitária e missionária. Sem esquecer a manutenção e recuperação do património existente e com sustentabilidade.

 

Assim, é nossa Missão proporcionar a todas pessoas que aqui interagem, ou que nos visitem, um encontro fácil, intenso e completo com os Missionários da Consolata. Procura-se criar espaço para reflexão, oração e ação em favor do próximo e das comunidades missionárias no mundo inteiro.

 

Com estas bases lançadas, o Centro Missionário tem agora a força para caminhar com objetivos claros:

 

– Dinamizar cada vez mais as atividades da Quinta para que a mesma se torne um espaço pessoal e comunitário de reflexão e ação em prol das Missões.

 

– Criar e potenciar as iniciativas de caráter pastoral, em articulação com a Família da Consolata, as paróquias e grupos que queiram, connosco, aprofundar a fé.

 

– Proporcionar a todas as pessoas que interagem na Quinta uma vivência real da comunidade cristã e missionária.

 

– Colocar os recursos da Quinta ao serviço das pessoas que dela necessitem.

 

– Definir e implementar temas missionários, integrando os diversos lugares e desenvolvendo atividades que promovam a relação e a integração.

 

– Tornar a Quinta sustentável e promover atividades de âmbito religioso, social, ambiental, agrícola, pecuário e florestal.