Allamano: «Um sacerdote de coração grande»

Superior Provincial dos Missionários da Consolata em Portugal destaca o carisma mariano do fundador dos Missionários e Missionárias da Consolata na abertura da 28ª Peregrinação Anual a Fátima

«Um sacerdote de coração grande», em sintonia «com o carisma mariano». Foi assim que o Superior Provincial dos Missionários da Consolata em Portugal, padre Eugénio Butti, recordou o beato José Allamano, fundador dos Missionários e Missionárias da Consolata, na abertura da 28ª Peregrinação da Família da Consolata a Fátima, na manhã deste sábado, 17 de fevereiro.

Perante milhares de peregrinos que se concentraram em frente ao Seminário da Consolata, e depois de um momento de animação musical, o sacerdote recordou as motivações que levaram os fiéis a deslocar-se à Cova da Iria para participar na peregrinação: «Celebrar a vida do fundador e visitar a Mãe Celeste».

«Que sintonia entre o beato Allamano e o Papa Francisco», afirmou Eugénio Butti, numa alusão ao tema da peregrinação – «Confiai em Maria! Garanto-vos que não vos arrependereis1» – retirado de uma frase do Santo Padre na apresentação do Sínodo dos Jovens e à devoção de José Allamano a Maria.

Após a sessão de boas vindas, os peregrinos seguiram para os Valinhos para participar na via-sacra, que culminará com um momento celebrativo no Calvário Húngaro. Ao longo do dia, além das celebrações religiosas, terão também a oportunidade de visitar as várias tendas missionárias, dinamizadas pelos grupos de leigos ligados à Consolata, e ajudar na campanha de angariação de fundos para ajudar as crianças desfavorecidas de Angola.