EnglishFrenchGermanItalianPortugueseSpanish

Aberta fase diocesana do processo de canonização de Allamano

08/03/2021
Dom Mário Antônio da Silva inaugurou neste domingo, 7 de março, o Tribunal para a Causa dos Santos da Diocese de Roraima no inquérito de verificação de uma presumida cura milagrosa de Sorino Yanomami, atribuída à intercessão do beato José Allamano

sessão pública de abertura aconteceu às 10h00 (hora local) na sede da Diocese de Roraima em Boa Vista, e contou com a presença dos membros do Tribunal, constituído pelo bispo, o Postulador do IMC responsável da Causa, padre Giacomo Mazzotti, irmã Renata Conti, Postuladora MC, padre Lúcio Nicoletto, Vigário Geral, Padre Raimundo Vanthuy Neto, chanceler diocesano e Promotor de Justiça, e o padre Michelangelo Piovano, Notário do Processo. A cerimónia foi transmitida pelo canal do YouTube da diocese de Roraima. A programação do Processo em Boa Vista se estende até ao próximo dia 15 de março 2021.

O bispo de Roraima saudou a todos os Missionários e Missionárias da Consolata que acompanhavam a cerimônia por meio das redes sociais, em especial, o Superior Geral IMC, padre Stefano Camerlengo e a Superiora Geral MC, irmã Simona Brambilla. “Estamos abrindo este Tribunal da Causa dos Santos no tempo quaresmal, tempo de pandemia no Brasil e no mundo. Neste tempo de graça, tempo favorável de conversão para a santidade é oportuno para progredirmos no conhecimento de Jesus Cristo”, afirmou Dom Mário Antônio. “Como Bispo de Roraima me sinto honrado em abrir este Tribunal (…). É uma honra que estendo a cada um de vocês, senhores e senhoras aqui presentes, bem como estendo com o coração dilatado a todos os que nos acompanham pelas redes sociais”, acrescentou.

“José Allamano nos deixou um testemunho de santidade de maneira heroica”.

O Postulador da causa de Canonização, Padre Giacomo Mazzotti entregou a Dom Mário o pedido oficial da abertura do Tribunal de averiguação.
Mais cedo, às 7h30, Dom Mário Antônio presidiu uma missa na Paróquia Nossa Senhora Consolata em Boa Vista com transmissão pelo FaceBook da Diocese de Roraima. Devido às restrições por conta da pandemia de Covid-19, a missa foi concelebrada apenas por alguns padres com a participação de poucos fiéis e algumas Irmãs da Consolata.

Jaime C. Patias

ORAÇÃO AO BEM-AVENTURADO JOSÉ ALLAMANO
Ó Pai, fonte de todo bem,
nós vos louvamos pelos dons que concedestes
ao Bem-aventurado José Allamano,
que foi, na Igreja, ministro de consolação
e Fundador da Família Missionária da Consolata.
Queremos, Senhor, imitar seus exemplos
e assumir com coragem e criatividade
a missão evangelizadora da Igreja,
a fim de que o vosso Reino
se estabeleça em toda terra.
Concedei-nos, por sua intercessão,
a graça que imploramos (pede-se a graça).
Possa a Igreja proclamar sua santidade
e ele não cesse jamais de nos abençoar.
Por Cristo Nosso Senhor.
Amém.