«Um verdadeiro filho do beato Allamano»

(Last Updated On: 12/05/2021)

Padre António Rossi um missionário com um coração enorme

«Tudo aquilo que fizeste, fizeste-o por amor à missão. Que esta tua herança possa permanecer no nosso coração», afirmou esta sexta-feira, 17 de junho, o Superior Provincial dos Missionários da Consolata, padre Eugénio Butti, na homilia da Missa de corpo presente em honra do missionário italiano, padre António Rossi.

Perante uma assembleia que encheu a capela do Seminário da Consolata, em Fátima, Eugénio Butti destacou a maneira de ser educada, disponível, e sorridente com que o padre Rossi acolhia quem o procurava: crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos. «Não dá para contar quantas pessoas procuraram este homem para pedir uma palavra de conforto, uma ajuda espiritual. Ele foi um verdadeiro filho do nosso beato [José] Allamano».

O sacerdote realçou igualmente a intensa forma de viver a fé do padre Rossi, o que o levava a andar sempre com um terço na mão, fosse em viagem ou nos corredores do seminário, ou a reconhecer a presença de Jesus nas pessoas com quem se cruzava. «Mesmo sem forças, nunca deixou de celebrar a Eucaristia», sublinhou o Superior Provincial.

O bispo emérito de Leiria-Fátima, Serafim Ferreira e Silva, que presidiu à celebração, também usou da palavra para enaltecer o trabalho e as qualidades do missionário, que faleceu na noite de quarta-feira, 15 de junho. «Quero testemunhar que sempre apreciei o seu trabalho pastoral no Santuário de Fátima e ao serviço do Instituto Missionário da Consolata e sempre admirei o seu amor pela evocação de Fátima», afirmou o prelado.

O corpo do missionário segue ainda esta sexta-feira para Lisboa, de onde partirá, de avião, para Orzinuovi, província de Brescia, Itália, onde será sepultado, por vontade dos familiares, alguns deles presentes na celebração. «Desejaríamos que permanecesse entre nós, mas compreendemos o sofrimento e a vontade da família», adiantou Eugénio Butti.

Texto: Francisco Pedro

Foto: Ana Paula