Tema do Ano 2018
11/01/2018
Confiai em Maria! Garanto-vos que não vos arrependereis! (Papa Francisco)
Confiai em Maria! Garanto-vos que não vos arrependereis!

O tema anual da Família Missionária da Consolata para o ano 2018 é esta frase do Papa Francisco extraída do documento que anuncia o Sínodo dedicado aos jovens, que vai ser realizado em Roma, no mês de outubro, com o título: “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”.

Logo no início do seu papado, o Papa Francisco, quis confiar a Maria o seu ministério. “Temos uma Mãe!” Foi, assim, que exortou a todos os portugueses nas celebrações do centenário das aparições, em ocasião da sua memorável visita, como peregrino ao Santuário de Fátima.   

É à luz destas suas palavras que queremos viver este ano. Esta frase está em sintonia com o carisma Mariano que nos transmitiu o Beato José Allamano. O nosso fundador inspirava-se em Maria para exortar os seus missionários e missionárias, no sentido de os preparar a enfrentar as dificuldades e os desafios da missão que haviam de aparecer. Nutria uma forte ligação filial e total confiança para com a Virgem Santa Maria, a Mãe Consolata, Mãe do verdadeiro e único Consolador, Jesus Cristo. Tal como o Papa, o nosso fundador também nos exorta do mesmo modo, «Fazer tudo com Maria: tomá-la como nosso modelo em todas as ações e agir como Ela faria.»

Que sintonia entre o Beato Allamano e o Papa Francisco!

Maria, a Mãe de Jesus, que o nosso Salvador nos confiou, na pessoa do discípulo amado, ao pé da cruz, é também nossa Mãe. Vamos também nós, com  Allamano e o Papa Francisco, confiar em Maria, em particular ao longo deste ano e de certeza que não nos arrependeremos!

Olhando para Ela, seguindo os seus exemplos, amando a Deus e aos irmãos como Ela os amou, nos tornaremos também nós verdadeiros discípulos do seu Filho Jesus.

Quantos missionários e missionárias da Consolata sentiram e experimentaram esta forte presença maternal de Maria percorrendo os caminhos da missão!

“Temos uma Mãe!” Sejamos discípulos e discípulas de Jesus, em nossas casas e nos ambientes que frequentamos e vamos ao encontro de quem ainda O não conheceu e não O ama, amando-os com um coração cheio de amor, como o de Maria, nossa Mãe.

Não nos faltarão dificuldades e incompreensões… e até perseguições; nessas horas lembremo-nos das palavras do Papa Francisco: “CONFIAI EM MARIA! GARANTO-VOS QUE NÃO VOS ARREPENDEREIS!”

Com os votos de um bom ano abençoado, unidos no espírito do Beato Allamano que intercede por nós,

P. Eugénio Butti
Superior Provincial