Jornadas Missionárias 2019 antecipam mês missionário
12/09/2019
“Batizados e enviados: A missão evangelizadora do cristão” é o tema escolhido para as Jornadas Missionárias Nacionais (JMN) que vão decorrer no Seminário do Verbo Divino, em Fátima, nos dias 28 e 29 de setembro de 2019

Em pleno Ano Missionários, e às portas de “Outubro Missionário Extraordinário”, proclamado pelo Papa Francisco, as JMN deste ano pretendem “incendiar de espírito missionário” o novo ano pastoral que começa e “avaliar o percurso missionário feito”. É um dos objetivos apontado pelas Obras Missionárias Pontifícias (OMP) em Portugal, que organizam e estão na génese desta iniciativa missionária.

Do programa das JMN 2019 destaca-se a presença do Dom Manuel Linda, bispo do Porto, que fará a abertura do evento na qualidade de Presidente da Comissão Episcopal das Missões e Nova Evangelização. Aapresenta o tema «Batizados e Enviados. A Igreja de Cristo em Missão no mundo. Porquê? Para quê?». Segue-se a apresentação do tema «Missão como “intimidade itinerante”(EG 23) nas igrejas locais com vista à construção de “uma nova terra e novos céus”» (Ap 21), por parte do teólogo Eloy Bueno de la Fuente.
A tarde de sábado fica preenchida com duas reflexões. O padre José Antunes da Silva fala sobre a «Missão intercultural. Como derrubar os muros da hostilidade que nos separam? (cf. Ef 2,14)». Em seguida, D. António Couto, Bispo de Lamego provoca os participantes com uma reflexão sobre «Como recuperar o eco de Pentecostes? O Espírito que se manifesta como força que convida a ir sempre mais além». O dia se sábado termina com um convívio entre os participantes, após ao jantar.

«Da Eucaristia à Missão. Para uma Pastoral missionária “em saída”», é o tema apresentado na manhã de domingo, a cargo de D. José Cordeiro, Bispo de Bragança-Miranda. As conclusões do encontro e uma missa final, com envio missionário, dão por encerrada mais uma edição das Jornadas Missionárias Nacionais.
O dia 16 de setembro é a data limite para as inscrições nas Jornadas Missionárias 2019. Para inscrições e outras informações, AQUI

Albino Brás

Cartaz