“Fátima 100” quer reforçar laços entre jovens da Consolata na Europa
07/07/2017
Este encontro juvenil vai decorrer entre os dias 23 a 30 de julho e reúne cerca de 80 jovens vindos de vários países da Europa

Portugal acolhe o “Fátima 100”, um encontro europeu de jovens ligados aos Missionários e Missionárias da Consolata a propósito do Centenário das Aparições de Fátima. Este evento é uma iniciativa da coordenação conjunta da Pastoral Juvenil e Animação Missionária da Consolata na Europa e - segundo o programa do encontro - tem como objetivos principais a “interação entre os participantes”, que vêm de países e culturas muito diferentes, o “contacto e conhecimento da realidade portuguesa”, a “ação social”, “a oração”, “a animação” e “crescer no espirito de família” que é uma componente importante no carisma da Consolata.

Com o tema “O Senhor fez em mim maravilhas”, este evento surge na continuidade de eventos anteriores, como o Allamano Way, em 2014, e a JMJ 2016 na Polónia, e destina-se a jovens com idades entre os 16 e os 30 anos, provenientes da Espanha, Itália e Polónia e Portugal, países onde a Consolata tem Pastoral Juvenil organizada. As atividades vão estar distribuídas por vários locais no nosso país.

Peregrinação e cultura
Os jovens são esperados em Lisboa no dia 22 de julho e no dia seguinte partem para Alcanena, Santarém, onde, a 23, iniciam uma peregrinação a Fátima, numa etapa de 27 quilómetros a ser percorrida a pé até ao santuário mariano. Na Cova da Iria, onde permanecem até ao dia 26, estão previstas visitas aos lugares sagrados e culturais. O Terço e Procissão das Velas, uma Via Sacra, assim como uma reflexão sobre o Centenário das Aparições, por parte do padre Aventino Oliveira, são outros pontos do programa na cidade-santuário. Lugar ainda para uma atividade noturna a que chamam ‘Fátima by Night’ e o Convívio Missionário “Fátima 100”.

Na manhã do dia 26 os jovens partem de Fátima, num tour turístico e cultural que contempla uma visita ao Mosteiro da Batalha e à Nazaré. Após a celebração da Eucaristia no Santuário de Nossa Senhora da Nazaré, segue-se o almoço, a tarde está reservada para fazer praia. A chegada à Quinta do Castelo, dos Missionários da Consolata, no Cacém, Sintra, está prevista para a hora do jantar.
 
Periferias e ação social
Os dias 27 e 28 são dedicados às periferias e à ação social, com visitas aos bairros sociais da Cova da Moura e do Zambujal, no município da Amadora. Ali irão passar parte do dia com as crianças de uma Creche e com os idosos de um Lar da Santa Casa da Misericórdia da Amadora, parceira este encontro europeu. Do programa destes dois dias consta o passeio dos jovens com os idosos até à praia, com pic-nic incluido; destaque ainda para o Festival Popular - Workshop e danças internacionais, onde os jovens de cada país são desafiados a preparar uma dança; o "Caza by night" e a gravação do “Hino da Paz”, são outros atividades a assinalar.

O dia 29 é dedicado a conhecer Lisboa e conclui com um Convívio Missionário, à noite, no Cacém. Já no domingo, 30, o Bairro do Zambujal volta a acolher os jovens para a Missa de encerramento do evento, juntamente com a comunidade local. Após o almoço e as despedidas, dá-se por finalizado o “Fátima 100”. Os jovens participantes partem para as suas terras ou países de origem, certamente, com renovado entusiasmo missionário.

Albino Brás