Encontro da Comissão Ad Gentes do Continente Europeu IMC
26/02/2018
A pastoral juvenil, a paróquia missionária e a colaboração com as missionárias e os leigos da Consolata foram alguns dos assuntos refletidos no encontro europeu da Comissão Ad Gentes dos Missionários da Consolata na Europa

Para apoiar o projeto de reestruturação e revitalização do nosso ser e da nossa missão na Europa, proposto nas atas do XIII Capítulo Geral (XIIIC) e no Projeto Missionário Continental (PMC), o Conselho Continental constituiu, além de outras, a Comissão Ad Gentes. Formada pelos Padres Álvaro Pacheco (Portugal), Nicholas Muthoka (Itália), José Luis Pereyra (Espanha - Conselho Continental), Edwin Osaleh (Espanha) e com a presença e coordenação do Padre Antonio Rovelli (Conselho Geral - Conselho Continental), a Comissão reuniu-se nos dias 23 e 24 de fevereiro de 2018, para um momento de reflexão em vista das próximas Conferências Regionais.

Tivemos em consideração particularmente três assuntos: a pastoral juvenil, a paróquia missionária e a colaboração com as missionárias da Consolata (cf. XIIIC n.106, 125; PMC n.76, etc.) e os Leigos Missionários da Consolata (cf. XIII n.106; PMC n. 78-79, etc.). Uma vez que o PMC nos encorajou a partir da realidade, começamos por apresentar e examinar a situação geral de cada Circunscrição, a fim de obter ideias claras sobre o panorama atual. Posteriormente, elaboramos algumas propostas para as Conferências.

Com uma excelente receção organizada pela Casa Madre e seus sábios elementos, enriquecidos pelas vividas experiências missionárias, terminamos a reunião da Comissão, celebrando a Eucaristia precisamente no Santuário da Consolata, com os jovens missionários IMC da região Itália, em agradecimento ao Senhor da messe. Confiámo-nos também à Mãe Consolata: para que ela, a inspiradora do Carisma Ad Gentes no Fundador, sempre nos oriente em ser missionários da Consolata, tentando fazer bem o bem e sem barulho, no nosso estimado continente Europa.

Edwin Osaleh, IMC