Ano Missionário encerra com peregrinação nacional a Fátima
18/10/2019
O próximo domingo, 20 de outubro, Dia Mundial das Missões, fica marcado também pela conclusão do Ano Missionário, com a peregrinação nacional a Fátima

O Ano Missionário, convocado pela Conferência Episcopal Portuguesa, termina este domingo, Dia Mundial das Missões, em Fátima, com uma peregrinação nacional presidida por D. Manuel Clemente.

Do programa da peregrinação, que começa pelas 9h, com a concentração dos peregrinos junto à Capelinha das Aparições, destacamos a recitação do terço, pela 10h, seguido da Eucaristia, às 11h, presidida pelo Cardeal Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, também presidente da Conferência Episcopal Portuguesa. A tarde (das 15h às 17h), fica preenchida por várias atividades no Salão Paulo VI, que incluem vídeo, música e testemunhos missionários no Salão Paulo VI.

Os bispos portugueses - recordemos -, acolheram o pedido do Papa Francisco e propuseram celebrar o mês de outubro como etapa final de um Ano Missionário em todas dioceses do país. E sugeriram uma peregrinação nacional a Fátima, a realizar no dia 20 de outubro 2019, dia em que a Igreja celebra universalmente o Dia Mundial das Missões (DMM).

Na sua mensagem para o DMM deste ano: “Batizados e enviados: a Igreja de Cristo em missão no mundo”, o Santo Padre afirma que “a celebração deste mês ajudar-nos-á a reencontrar o sentido missionário da nossa adesão de fé a Jesus Cristo, fé recebida como dom gratuito no Batismo (…). Cada um de nós é uma missão no mundo, porque fruto do amor de Deus”.

O Dia Mundial das Missões assinala-se na Igreja desde 1926, altura em que o Papa Pio XI ordenou que “em todo o mundo católico se celebrasse anualmente, no penúltimo domingo do mês de outubro, um Dia de oração e de ofertas em prol da propagação da fé”.

Albino Brás