Missionários da Consolata constituem região IMC Europa
03/07/2019
O padre Gianni Treglia vai presidir à nova Região dos Missionários da Consolata (IMC) na Europa, que agrupa todas as antigas presenças deste Instituto Missionário no Continente Europeu

Os Missionários da Consolata (IMC) presentes no Continente Europeu têm uma nova organização jurídico-canónica. Acabaram as clássicas regiões e províncias (por países) e constituiu-se uma única Região Continental: a Região Europa.

A direção da nova Região Europa é constituída pelo padre Gianni Treglia (italiano), novo superior regional, pelo padre Ugo Pozzoli (italiano, nomeado vice-superior regional), e pelos padres Luca Bovio (italiano), Edwin Osaleh (queniano) e Bernard Obiero (queniano), conselheiros regionais.

Ao longo dos meses de maio e junho todos os missionários da Consolata que residem neste continente foram convidados a enviarem a sua indicação de voto, em envelope fechado, com vista à eleição do novo superior regional e respetivos conselheiros, para a Direção Geral do IMC, em Roma.
Numa primeira volta procedeu-se à votação para superior regional, seguindo-se, numa segunda ronda, a votação dos conselheiros. Finalmente, a nova direção da Região Europa, reunida na última semana de junho pela primeira vez em Turim, escolheu o vice-superior regional, que foi depois confirmado pela Direção Geral do IMC.

Nessa semana em que estiveram reunidos na Casa Mãe do IMC, em Turim, junto ao túmulo de Allamano e próximos do Santuário da Mãe Consolata, para se conhecerem melhor, rezarem juntos e receberem inspiração, juntaram-se também os superiores regionais que terminavam o seu mandato nos países que agora deixaram de ser regiões. O padre Michelangelo Piovano (Itália); o padre José Luis Pereira (Espanha) e o padre Eugénio Butti (Portugal). Todos eles apresentaram os relatórios de cada país e a nova direção reuniu para refletir e lançar algumas linhas programáticas para a nova Região Europa, mas ainda não divulgadas.

“Pedimos a todos para nos acompanharem com a vossa oração e juntos nos confiamos à materna proteção da Mãe Consolata e à intercessão do pai Fundador, o beato José Allamano”, pediram a todo o Instituto, no final do primeiro encontro, momento em que fizeram também a primeira foto da nova equipa da Região Europa.

Albino Brás