Curso de Missiologia na Consolata, em Fátima
19/07/2019
O Centro Missionário Allamano, dos Missionários da Consolata, em Fátima, vai acolher mais uma edição do Curso de Missiologia. Este vai ter lugar entre os dias 26 e 31 de agosto 2019

Em pleno Ano Missionário, o Curso de Missiologia deste ano quer reforçar o estudo e a reflexão sobre aspetos fundamentais da teologia missionária na formação dos agentes da evangelização e da missão.  

O bispo de Lamego, D. António Couto, inaugura os trabalhos logo no primeiro dia do curso, na segunda-feira, 26, para ajudar os presentes a refletirem sobre o tema «S. Lucas e a Missão». O dia seguinte é a vez do bispo de Bragança-Miranda, D. José Cordeiro, apresentar «A Missão em Portugal e desde Portugal». Já na quarta-feira, 28, Teresa Messias fala sobre «Espiritualidade Missionária», e na quinta-feira, 29, o padre Adelino Ascenso - que é também o presidente dos Institutos Missionários Ad Gentes (IMAG), órgão que tem a iniciativa do curso, juntamente com as Obras Missionárias Pontifícias (OMP) -, aborda o tema «Literatura e Teologia». Por sua vez, o dia 30 fica reservado para o tema «Missão e Diálogo», que fica a cargo do padre José Nunes. A manhã de sábado, último dia do curso, prevê uma tertúlia missionária, Eucaristia de encerramento e entrega dos diplomas aos finalistas.

Aposta formativa missionária
O Curso de Missiologia pretende “apresentar as bases bíblico-teológicas da missão ad gentes” e “percorrer as etapas mais importantes da história da evangelização e da reflexão missiológica”. É uma proposta formativa feita a todos os cristãos, chamados a “comunicar a beleza e a alegria do Evangelho” (AE 131), com “ousadia e coragem apostólica, constitutivas da missão” (AE 131).

Os destinatários são os membros dos Institutos Missionários Religiosos, sacerdotes diocesanos, missionários em férias, seminaristas e estudantes de teologia, candidatos ao laicado missionário, voluntários da missão, catequistas e jovens, e todos aqueles que desejam aprofundar e alicerçar a sua fé no diálogo com o mundo intercultural e inter-religioso.

O curso é bienal, correspondendo 2019 ao 2º ano do ciclo, e a inscrição é arbitrária quanto à ordem, 1º ou 2º ano. O diploma obtém-se após a frequência dos 2 anos.
As inscrições podem fazer-se online ou enviando a ficha de inscrição para: Curso de Missiologia – Missionários da Consolata, Rua Francisco Marto, 52, Apartado 5, 2496-908 FÁTIMA, ou para o e-mail cursomissiologia@gmail.com. A data limite de inscrições é a 16 de agosto.
Albino Brás