Consolata em Portugal com nova equipa dirigente

(Last Updated On: 12/05/2021)

Nova Direção Provincial

No dia 9 de junho, 40 missionários da Consolata, reunidos em Assembleia, elegeram a nova direção provincial. Ficou assim constituída: padre Eugénio Butti, superior provincial; padre Agostinho Silva, vice superior; irmão Carlos Margato, padre Bernard Obiero e padre Darci Vilarinho, conselheiros.

O padre Eugénio Butti, 64 anos, de nacionalidade italiana, mas já há oito anos a trabalhar em Portugal, exerceu a sua missão nos setores da economia, direção de comunidades e na pastoral paroquial. Já tinha, anteriormente, prestado serviço missionário no Brasil durante 13 anos e fez parte da anterior direção provincial como conselheiro. Acolheu esta eleição com grande surpresa, mas sobretudo com espírito de fé em Deus que assim manifestou a sua vontade através do voto dos eleitores.

O padre Agostinho Silva, de 51anos, depois de ter exercido o seu serviço de missão na Venezuela,  geriu durante vários anos o Hotel e a Loja dos Missionários da Consolata em Fátima. Está agora inserido na comunidade de Águas Santas onde, dentro da pastoral missionária, se tem dedicado ao apoio das chamadas “zeladoras” missionárias.

O irmão Carlos Margato, de 49 anos, depois de uma experiência missionária em Moçambique e no Brasil, sobretudo no campo da administração, está integrado na comunidade missionária de Fátima, com o serviço da economia e do apoio aos missionários mais fragilizados pela doença.

O padre Bernard Obiero, de 32 anos, de nacionalidade queniana, foi ordenado sacerdote em 2014 e exerceu o seu ministério no Bairro do Zambujal (Amadora). Neste momento faz parte da equipa de formação da comunidade apostólica formativa, que está a dar os primeiros passos no Cacém. Está a fazer o mestrado em ciências da comunicação.

O padre Darci Vilarinho, de 76anos, transita do conselho provincial anterior e é neste momento diretor da revista Fátima Missionária e superior da comunidade da casa provincial.

Eleita para orientar o trabalho da província nos próximos três anos, esta equipa já fez o seu juramento de fidelidade perante Deus e os membros da província, e prepara agora o seu programa de ação, baseado sobretudo na comunhão e na colaboração, segundo o desejo do novo superior.

Texto: Padre Darci Vilarinho

Foto: Padre Albino Brás