Calendário Missionário 2019 assinala jubileu da Consolata em Portugal
05/07/2018
Já se encontra disponível o Calendário Missionário para 2019. É um instrumento de animação missionária e apoio a projetos de evangelização. Este calendário inspira-se no Jubileu dos 75 anos de presença do Instituto Missionários da Consolata (IMC) em Portugal.

O dia 10 de Junho de 1943 marcou a chegada do padre João De Marchi a terras lusitanas, sendo assim o pioneiro do IMC em Portugal, e trazendo consigo o estilo, o carisma e o jeito de fazer missão do Beato José Allamano, que fundara este instituto missionário 42 anos antes (29 de janeiro de 1901), em Turim, Itália.

Publicado anualmente pela região portuguesa do IMC, o Calendário Missionário para 2019 procura assinalar este acontecimento e, por isso, é dedicado aos 75 anos da presença deste instituto missionário ad gentes em Portugal. Traz na capa a imagem da padroeira da Região Portuguesa do IMC, Nossa Senhora de Fátima, e, na contracapa, a padroeira do Instituto, Nossa Senhora da Consolata, aquela que recebeu a Consolação no seu ventre e aquela que deu à luz a Consolação em pessoa.

A segunda página traz o padre João De Marchi, e a foto dos primeiros cinco missionários portugueses. Já as páginas de cada um dos 12 meses do ano, são ilustradas com fotos de crianças pertencentes a famílias ligadas aos Missionários da Consolata. As crianças são já o presente, mas, sobretudo, representam o futuro da grande Família Missionária da Consolata, composta por tantos grupos, amigos e benfeitores. As fotos vêm acompanhadas com frases escritas pelas próprias famílias sobre o que para elas representa a missão. Cada frase tem 75 letras, representando os 75 anos de presença em Portugal.

A penúltima página é dedicada à irmã Leonella Sgorbati, missionária da Consolata que foi recentemente beatificada, pela sua total dedicação aos pobres e pelo grande exemplo que deixou, perdoando àqueles que lhe tinham disparado.

Os Missionários da Consolata agradecem a sua preciosa colaboração para difundir a mensagem missionária, contribuindo para o crescimento do espírito missionário nas nossas paróquias e comunidades. O calendário pretende ser um pequeno instrumento de ajuda e apoio.

Que o Nosso Bom Pai do Céu abençoe todos na sua casa, e que Nossa Senhora guie sempre os vossos passos.

Simão Pedro


Pedidos de calendários:
Para solicitar os calendários para 2019, deve dirigir-se diretamente (por telefone, e-mail ou carta) à comunidade dos Missionários da Consolata mais próxima da sua área de residência (contactos) e pedir a quantidade desejada.

Mais informações pelo telefone 249 539 430, ou pelo e-mail: cma@consolata.pt