Calendário da Consolata: um instrumento de animação missionária
27/06/2017
Já está disponível o Calendário Missionário para 2018. Este instrumento de evangelização e animação missionária é uma iniciativa do Instituto Missionário da Consolata (IMC) em Portugal. O tema inspira-se no próximo Sínodo dos Bispos, dedicado aos jovens

O tema do calendário missionário do próximo ano é inspirado no Sínodo dos Bispos que o Papa Francisco convocou para outubro de 2018, em Roma, centrado na juventude: “Jovens, Fé e Vocação”.

Características deste calendário
Com 16 páginas, totalmente a cores, este calendário de parede traz as festas litúrgicas e civis principais, assim como os santos de cada dia, as luas e até a indicação da mudança de hora.
A capa é preenchida com a imagem de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, padroeira da região portuguesa do IMC. Já na contracapa temos o Santo Padre, ele que inspira as frases para cada mês do ano. Além das frases, cada uma das páginas é ilustrada com fotos de jovens que pertencem aos grupos juvenis da Consolata em Portugal. Espaço ainda para os cinco seminaristas que vivem na Comunidade Apostólica Formativa da Quinta do Castelo, no Cacém. Aparecem na penúltima página.

Projetos missionários e tema anual
Este calendário tem sido um instrumento de evangelização, de animação missionária e vocacional, e pretende ajudar a viver cada dia para Deus. Além disso, tem servido para ajudar a financiar alguns projetos missionários.

Por outro lado, o Calendário Missionário está sempre ligado ao tema que o IMC escolhe para cada ano. “Confiai em Maria! Garanto-vos que não vos arrependereis!” - frase que o Santo Padre usa para anunciar o próximo Sínodo -, define o tema geral que a Família Consolata escolheu para 2018.  

Cabe recordar ainda que os dois institutos missionários fundados pelo Beato José Allamano – o ramo masculino e o feminino - são profundamente marianos. “Fazer tudo com Maria: tomá-la como nosso modelo em todas as ações e agir como Ela faria”, são palavras deste padre de Turim, Itália, um missionário com profunda devoção mariana.

Pedidos de calendários
Para solicitar os calendários para 2018, os interessados devem dirigir-se diretamente (por telefone, e-mail ou carta) à comunidade dos Missionários da Consolata mais próxima da sua área de residência (ver contactos AQUI) e pedir a quantidade desejada.

Mais informações pelo telefone 249 539 430, ou pelo e-mail: cma@consolata.pt

Simão Pedro