Participantes na Assembleia Pós Capitular celebram na Capelinha
14/12/2017
Os missionários da Consolata que estão a participar na Assembleia Pós Capitular– Europa (APC-E), que decorre em Fátima, estiveram na manhã desta quinta-feira na Capelinha das Aparições, onde celebraram missa e assinalaram o jubileu sacerdotal de dois missionários

Os participantes na Assembleia Pós Capitular- Europa (APC-E) que decorre nestes dias em Fátima, estiveram esta quinta-feira, 14 de dezembro, na Capelinha das Aparições para uma missa de ação de graças junto à imagem de Nossa Senhora de Fátima. Motivos principais foram o de interceder pelos trabalhos desta Assembleia, confiar-lhe o Instituto Missionários da Consolata (IMC) ainda no ano centenário das Aparições, e agradecer o jubileu sacerdotal que dois missionários assinalam nestes dias: o padre Cláudio Fattor (50 anos de sacerdócio, a 23 de dezembro) e o padre Jaime Marques (60 anos de ordenação sacerdotal, a 21 do mesmo mês).

A missa foi presidida pelo padre Cláudio e concelebrada por todos os sacerdotes presentes nesta Assembleia. Na homilia, este padre italiano de 76 anos, missionário durante 27 anos no Brasil e os últimos 17 como diretor da casa que acolhe missionários idosos e doentes em Alpignano, norte da Itália, recordou - recorrendo a algumas notas de humor - aspetos marcantes da sua vocação, e agradeceu o sentimento e a convicção de que «tudo é dom e graça de Deus, da Consolata e do Allamano».

Restruturação e continentalidade
Na mesa de trabalhos a APC-E tem-se refletido e debatido temas como o fazer memória do que foi decidido no XIII Capitulo Geral (com atenção particular aos Documento emanados deste CG e àqueles mais específicos que foram produzidos posteriormente com base na reflexão e nas decisões ali tomadas); o caminho de restruturação e da continentalidade do IMC na Europa, assim como a programação temática das Conferências Regionais já programadas para 2018, em Portugal, Itália e Espanha. Entre outros temas, está ainda a definição e programação do trabalho das Comissões Continentais: Formação, Ad Gentes, Carisma, Economia, Cooperação e Comunicação.
 
Seminaristas renovam votos
A APC-E tem lugar nas instalações da Consolata, em Fátima, e congrega 31 participantes, entre padres, irmãos e leigos, vindos da Itália, Espanha, Polónia e Portugal. Decorre entre 12 e 15 de dezembro, e acontece seis meses após o final do XIII Capítulo Geral (CG), que teve lugar em Roma, entre maio e junho deste ano.
 
Nesta sexta-feira, dia 15, último dia de trabalhos, os seminaristas do Centro Apostólico Formativo (CAF) do Centro Missionário Padre Paulino, no Cacém, juntam-se aos participantes para, na missa de encerramento, fazerem a renovação de votos temporários.
 
Albino Brás