Évora acolhe assembleia dos animadores missionários Ad Gentes
05/11/2019
O Seminário Maior de Évora acolhe, entre os dias 5 a 8 de novembro a assembleia anual dos Animadores Missionários Ad Gentes (ANIMAG)

O encontro deste ano recebe cerca de 70 participantes, e conta também com a participação dos Superiores Maiores (Gerais e Provinciais) dos Institutos Missionários Ad Gentes (IMAG), assim como do diretor das Obras Missionárias Pontifícias (OMP).
«Todos, tudo e sempre em Missão: A Missão hoje, o hoje da Missão!» é o tema escolhido para iluminar os trabalhos dos que participam nesta assembleia anual.

Carlos Liz, consultor de empresas e instituições públicas na área do conhecimento do consumidor e do cidadão, e que tem colaborado com diversos institutos religiosos na interpretação de estudos e na reflexão sobre o mundo contemporâneo, desenvolve o tema “A Missão em Portugal, hoje e amanhã”.
Graça Franco, diretora de informação da Rádio renascença, ajuda os participantes a refletir sobre “Como tornar Portugal mais Missionário”. Dom Francisco Senra, Arcebispo da Arquidiocese de Évora, fará um encontro com os participantes e presidirá também à Missa de encerramento desta assembleia.

O encontro prevê visitas a Évora e a Vila Viçosa, assim como uma noite recreativa com o tradicional magusto, convívio missionário que nunca costuma faltar nestas assembleias.
 
O presidente do ANIMAG, padre Simão Pedro, que está na organização do encontro, apresenta, em nota enviada à imprensa, um enquadramento do encontro deste ano: «Após um ano dedicado à Missão em Portugal, com a Exposição Missionária itinerante a percorrer muitas terras de norte a sul do país, com o seu apelo missionário, depois da vivência intensa deste mês Missionário extraordinário de outubro de 2019, os Institutos Missionários Ad Gentes (IMAG) e os seus animadores (ANIMAG) reúnem-se na sua Assembleia Nacional no Seminário Maior de Évora, para continuar a desbravar caminhos missionários, num caminhar juntos no hoje da Missão.»

Paralelo ao encontro, está patente na Fundação Eugénio de Almeida, em Évora, a Exposição Missionária “Pelos Caminhos do Mundo”. Exposição que já percorreu muitas das dioceses portuguesas durante o ano missionário. A mostra vai poder ser vista até ao próximo dia 15 de novembro.

O ANIMAG
O ANIMAG é um organismo de animação missionária, integra-se no IMAG, e é composto por 26 institutos missionários ad gentes.
«A alegria do Evangelho congrega e envia os missionários para dinamizar semanas missionárias em todos os pontos do país, animar vigílias missionárias, visitar escolas, apoiar os doentes e os pobres, celebrar o envio de missionários por esse mundo fora… Juntamente com as paróquias e as dioceses de Portugal os ANIMAG querem reacender o fogo e a paixão, que impulsionou os primeiros enviados e que desejam continue a mover a Igreja ao encontro dos outros, recordando-nos que somos missão», refere a nota divulgada pelo presidente do ANIMAG, padre Simão Pedro.

Albino Brás