Assembleia ANIMAG: Padre Simão Pedro é eleito novo presidente
16/11/2018
A Assembleia anual dos Animadores Missionários Ad Gentes (ANIMAG) decorreu em Gouveia, Diocese da Guarda, entre os dias 13 a 16 de novembro 2018, e elegeu uma nova direção para este organismo conjunto de animação missionária, cujo presidente é o padre Simão Pedro, missionário da Consolata.

“Os Jovens: caminhos de fé e missão”, foi o tema que orientou os trabalhos dos participantes na Assembleia anual do ANIMAG, que terminou esta sexta-feira, 16 de novembro, em Gouveia, diocese da Guarda.

Como em anos anteriores, este encontro procurou ser um espaço de reflexão, formação, encontro e partilha entre os missionários e missionárias participantes, a partir do carisma de cada instituto missionário e da missão que a todos une, anima e convoca.

Esta Assembleia contou, entre outras presenças, com a intervenção do padre Filipe Diniz, presidente do Departamento Nacional de Pastoral Juvenil, que motivou todos presentes a não terem medo de escutar e aproximar-se dos jovens, porque essa é a invocação que emana do Sínodo, “caminhar com os jovens escutando os seus problemas e sendo um irmão mais velho na sua caminhada”.

Nova direção do ANIMAG

No último dia dos trabalhos foi eleita a nova Direção do Secretariado Nacional do ANIMAG para o triénio 2019-2021. Para presidente foi eleito o padre Simão Padro, dos Missionários da Consolata. Como vice foi escolhida a irmã Joana Margarida Ribeiro, das Irmãs Concepcionistas; já a irmã Adelaide Gonçalves, das Irmãs de São José de Clunny, é a nova secretária; como tesoureiro foi votado o padre Pradeep Kumar Kullo, dos Missionários do Verbo Divino

Durante a Assembleia não faltou alegria, tanto nos convívios, quanto no passeio que foi organizado ao Museu do Pão, em Seia.

Esta Assembleia do ANIMAG – onde não faltou alegria, tanto nos convívios, quanto no passeio que foi organizado ao Museu do Pão, em Seia -, concluiu com a visita do bispo da Diocese da Guarda, D. Manual Felício, que presidiu à Eucaristia final, convocando os presentes a deixarem-se «abanar por Cristo» para, em sentido de sinodalidade, irem à procura de «caminhos novos de missão».

De parte dos Missionários da Consolata, estiveram presentes os padres Simão Pedro, João Amâncio, e o superior provincial padre Eugénio Butti.

Esta Assembleia teve lugar na Escola Apostólica de Cristo Rei, dos Missionários de São João Batista, em Gouveia, e contou com a presença de 57 missionários, entre padres, irmãs e leigos.

A próxima Assembleia ficou agendada para o período de 05 a 08 de novembro de 2019, em local ainda a definir.

João Baptista / Albino Brás