Semana missionária prepara Jubileu Sacerdotal do padre Tobias
25/10/2018
O padre Tobias Oliveira, missionário da Consolata, assinala este ano as Bodas de Ouro Sacerdotais. Uma semana missionária decorre nas paróquias de Vila de Rei e da Fundada, sua terra Natal, que vai acolher no próximo domingo, 28 de outubro, a grande celebração jubilar

As Bodas de Ouro Sacerdotais do padre Tobias de Oliveira tem sido assinaladas, no decorrer das últimas semanas, em várias comunidades da Consolata em Portugal, mas a principal vai ser a que está a ser preparada para o próximo domingo, 28 de outubro, na sua terra natal, Fundada, freguesia do concelho de Vila de Rei, no distrito de Castelo Branco.

Para animar missionariamente estas comunidades de cara à celebração jubilar, está ali a decorrer uma semana missionária, que teve inicio no fim de semana de 20 e 21 de outubro e prossegue entre esta quinta-feira, 25, até domingo, 28, dia da grande festa, com a Eucaristia jubilar na igreja paroquial da Fundada, às 11h, seguida de almoço no polidesportivo da terra.   

Compõem a equipa de animação missionária os padres Simão Pedro, Norberto Louro e o aniversariante, padre Tobias Oliveira, todos missionários da Consolata; da equipa fazem parte também a irmã Conceição Fernandes, das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora das Vitórias, e o anfitrião: o padre João Pires Coelho, pároco de Vila de Rei e da Fundada.

Visitas a Escolas, Lares, Catequeses, Jovens
O programa da Semana Missionária – que assume como temática o lema que o padre Tobias escolheu para a sua ordenação: “A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Rogai, portanto, ao Senhor da messe que envie trabalhadores para a sua messe!” (Mt 9, 37-38) -, prevê iniciativas e ações pastorais na Fundada, Vila de Rei, Milreu, Pisão Cimeiro, Borda da Ribeira, São Martinho e Cabeça do Poço, e inclui, por exemplo, visitas a doentes, escolas e lares de idosos. Em alguns desses locais os padres da equipa celebram os sacramentos da Eucaristia e da Confissão. Do programa constam também encontros com as turmas de Catequese das duas paróquias visitadas.
 
Destaque especial para a noite de sexta-feira, 26, com um encontro pensado para todos, às 21h, sob o tema “Viver a missão”. Este momento vai decorrer em Vila de Rei, inclui uma vigília missionária (orientada pela irmã Emília), e conta com o testemunho missionário dos padres Tobias Oliveira e Simão Pedro.
Já no sábado, pelas 16h30, está previsto um encontro com os jovens da Fundada e Vila Rei (onde irá decorrer). Animam e orientam este momento o padre Simão e as irmãs missionárias.
 
Missa jubilar
A organização informa que os convivas que vão participar na Eucaristia que assinala as Bodas de Ouro do padre Tobias, pelas 11h de domingo, podem almoçar no local da celebração, no polidesportivo da Fundada. Para tal, devem inscrever-se até esta quinta-feira, 25 (com: Rafael Silva 917852879 ou Clotilde Laranjeira 916428670). A contribuição é de 8 Jubileus.  
 
O padre Tobias Gaspar Patrício de Oliveira nasceu 1943, na Fundada; fez a primeira profissão religiosa como missionário da Consolata em 1962; foi ordenado diácono em 1967, e sacerdote em 1968. Do seu longo e diversificado percurso missionário, destacamos o período em que foi superior regional da Consolata em Portugal e os 11 anos em que esteve no Quénia, em missão. Mais recentemente foi secretário geral dos Missionários da Consolata, em Roma e, em seguida, diretor espiritual do Pontifício Collegio Urbano VIII, na capital italiana, cidade onde ainda permanece, na Casa Geral dos Missionários da Consolata.

Albino Brás